Av. Santos Dumont
Evandro Leitão veta projeto que retirava proteção ambiental no bairro Manuel Dias Branco
Por Redação In Poder - Em 17/01/2025 às 10:34 AM

Foto:Reprodução
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), vetou o Projeto de Lei Complementar 19/2024, aprovado no final do ano passado pela Câmara Municipal, que alterava o zoneamento ambiental de uma área no bairro Manuel Dias Branco, próximo à Avenida Santos Dumont. A proposta permitiria maior ocupação imobiliária na região, flexibilizando as regras de preservação ambiental.
A decisão foi tomada com base em análises da Secretaria de Meio Ambiente e da Procuradoria Geral do Município, que destacaram a necessidade de preservar a área, atualmente classificada como Zona de Interesse Ambiental (ZIA) do Parque do Cocó. A mudança para Zona de Ocupação Preferencial 2 (ZOP 2) permitiria construções mais altas e adensamento urbano na região, reduzindo as restrições ambientais.
O veto retorna agora à Câmara Municipal, que precisará de dois terços dos votos dos vereadores para derrubá-lo. Apesar da aprovação do projeto pela legislatura anterior com ampla maioria, o cenário mudou após as eleições de 2024, e o veto será o primeiro teste de articulação política do prefeito com a nova composição da Casa.
A decisão de Leitão também foi influenciada pela pressão de grupos ambientais e de vereadores como Gabriel Biologia (Psol), que deve assumir a Comissão de Meio Ambiente. O parlamentar afirmou que a área é crucial para a preservação do Parque do Cocó, logo “interesses imobiliários não podem prevalecer sobre o meio ambiente”, afirmou o parlamentar.
Mais notícias
ATENDIMENTO A CLIENTES




























