CONTEÚDO ATUALIZADO

Fake news são entraves para o bom funcionamento da gestão pública no País

Por Marcelo - Em 17 de junho de 2022

A popularização e o acesso facilitado aos meios de comunicação fizeram o conceito de fake news ganhar forma e concentrar sua atuação em um dos campos bastante férteis para se proliferar: o meio político. As notícias fraudulentas, além de trazerem um conteúdo que não condiz com a realidade, favorecem a desinformação e conseguem ter mais repercussão na sociedade do que as verdadeiras.

Seminário de Gestores debate temas relevantes para as prefeituras                 Foto: Divulgação

Este será um dos principais debates a serem abordados no Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2022, cujo tema central é: ’10 anos contribuindo para o fortalecimento da gestão municipal’. De acordo com o presidente da Comissão de Propriedade Intelectual, Mídias, Entretenimento e Novas Tecnologias da OAB-CE, Roberto Reial, no campo das políticas públicas, as fake news impõem aos gestores o desafio de combatê-las, zelando pela eficiência e pelas evidências científicas nas decisões.

“Esse cenário leva gestores de políticas ao desafio de, não apenas informar corretamente, mas combater a desinformação. Os profissionais da gestão pública devem entender que há um inegável potencial de mobilização e de conscientização por meio das redes sociais. Com isso, podem pensar em como trabalhar com esses espaços a favor das pessoas, captando anseios, dúvidas, queixas e suas diferentes percepções sobre as políticas públicas”, afirma Roberto Reial.

Ele será um dos convidados para compor o painel sobre Estratégias de Comunicação durante o Seminário de Gestores Públicos, que será realizado nos dias 22 e 23 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), falando sobre “O impacto das fake news, suas consequências na imagem da Prefeitura e a visão jurídica”.

Além de Roberto Reial, o painel recebe Leurinbergue Lima, diretor Norte/Nordeste do Clube de Profissionais de Marketing Político (CAMP) e Fabner Utida, consultor na Venpar, cientista social que atua na área de comunicação com ênfase em Marketing Político, Eleitoral e Governamental. Eles abordarão, ainda, os temas: ‘Fundamentos Científicos da Comunicação Política-Governamental’ e ‘A importância das redes sociais e o impacto nas gestões municipais’. A mediação é de Camila Coutinho, sócia da Nexum Marketing e Resultados e professora convidada nos cursos de MBA da Unifor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection