força política

Federação União Progressista nasce com maior bancada da Câmara e seis governadores

Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/08/2025 às 11:17 AM

Federacao

Federação União Progressista será firmada oficialmente nesta terça, 19. Foto: Divulgação/União Brasil

Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) formalizaram, nesta terça-feira (19), a criação da Federação União Progressista (UPb). Pela manhã, as legendas realizaram reuniões separadas, e à tarde promovem a primeira convenção oficial da nova federação.

Com a junção, os partidos passam a somar 109 deputados federais e 15 senadores, formando a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.

A UPb registra ainda 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro distritais, seis governadores, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos. A condução da federação será compartilhada pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda. 

Relação com o governo Lula

Apesar do tom oposicionista, não haverá desligamentos imediatos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, as duas siglas comandam quatro ministérios na Esplanada. Pelo União Brasil, estão no governo Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações). Já pelo PP, o ministro é André Fufuca (Esporte).

A tendência é de que os ministros permaneçam em seus cargos até abril de 2026, quando deverão se descompatibilizar para disputar as eleições. Celso Sabino pretende disputar o Senado pelo Pará; André Fufuca, pelo Maranhão; e Waldez Góes, pelo Amapá. 

O movimento ocorre, no entanto, em meio a críticas ao governo, sobretudo quanto à postura de Lula na crise com os Estados Unidos e à política de tarifas. Nesse contexto, dirigentes do União e do PP mantêm diálogo com o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Reflexos no Ceará

No Ceará, a federação enfrenta desafios locais: o PP integra a base do governador Elmano de Freitas (PT), enquanto parte do União, ligada ao prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, também se aproxima do governo estadual.

Além disso, a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil deve ser oficializada em breve. Ele confirmou publicamente que ingressará na sigla, com a expectativa de participação dos presidentes nacionais Antônio Rueda e Ciro Nogueira no ato, ainda sem data definida.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder