DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Fernanda Pacobahyba apresenta palestra sobre o ITA Ceará dia 13, em Fortaleza

Por Marcelo Cabral - Em 06/01/2026 às 6:17 PM

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, estará em Fortaleza na próxima terça-feira (13), para ministrar a palestra ‘Projeto ITA Ceará – A importância do ITA para o desenvolvimento econômico do Ceará e da Região Nordeste’. A apresentação acontecerá durante a Aula Magna das Turmas IME/ITA 2026, da Organização Educacional Farias Brito e trata-se de um dos debates mais relevantes da agenda educacional e de desenvolvimento do Estado.

Fernanda Pacobahyba falará sobre relevância do projeto do ITA Ceará         Foto: Douglas Filho/Portal IN

A presença da presidente do FNDE na capital cearense reforça a convergência entre educação de excelência, políticas públicas e desenvolvimento regional. O diálogo proposto pela palestra coloca em evidência o impacto estratégico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como vetor de inovação, ciência e crescimento econômico, especialmente no contexto da expansão da instituição de ensino superior para a Região Nordeste.

O encontro está marcado para as 9 horas, no Teatro Nadir Saboya, situado no Colégio Farias Brito (Rua 8 de Setembro, 1331), reunindo alunos, professores e convidados. Reconhecido nacionalmente pelos resultados expressivos de seus alunos nos vestibulares do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do ITA, o Farias Brito utiliza a Aula Magna como espaço de reflexão sobre o papel transformador da educação no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Brasil, consolidando seu compromisso com a formação de excelência.

O tema da palestra ganha relevância adicional no Estado, diante do avanço das obras do ITA Ceará, que será a unidade pioneira do instituto fora de São José dos Campos, no interior de São Paulo. A primeira etapa do projeto deve ser concluída até o fim deste semestre, enquanto a segunda tem entrega prevista para o final do ano. As turmas dos cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas devem iniciar as atividades acadêmicas no começo de 2027, inaugurando um novo capítulo para o ensino superior e a inovação no Nordeste.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder