festa em dobro

Festa do Pau da Bandeira e aniversário de Camilo Santana reúnem lideranças políticas em Barbalha

Por Marlyana Lima - Em 31/05/2025 às 4:31 PM

Camilo Santana E Autoridades Políticas No Cariri (5)

Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas na festa realizada no Cariri

Um fim de semana de festa em dobro leva as principais personalidades políticas a Barbalha, na região do Cariri, nesse fim de semana. A tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que movimenta o município de Barbalha, no Cariri cearense, neste fim de semana, se torna mais uma vez um ponto de convergência política no estado. A presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que é natural da região, também tem um tom especial: na próxima terça-feira (3), ele comemora aniversário.

O evento religioso e cultural, que marca o início das celebrações juninas na região, contou, na sexta-feira (30), a com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), secretários de governo, além de parlamentares e outras lideranças políticas. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, se junta ao grupo neste sábado (31).

No sábado, Camilo publicou em suas redes sociais várias imagens e vídeos das comemorações que tiveram início na sexta à noite. “Essa terra já me deu tanto. Esse povo já me levou tão longe. Amanheço feliz e fortalecido pelo carinho da nossa gente, que de mim sempre vai receber a máxima dedicação e muito trabalho. Viva a Educação! Viva o meu Cariri!“, escreveu o ministro.

Elmano confirmou que participará do cortejo e será acompanhado pelo deputado estadual Fernando Santana (PT), o ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e o assessor especial da Casa Civil, Nelinho Freitas. A comitiva reforça o prestígio da festa, que combina religiosidade, cultura popular e articulação política.

Celebração e bastidores políticos

Camilo Santana E Autoridades Políticas No Cariri

Camilo Santana e autoridades políticas no Cariri

Além do clima festivo, a expectativa é de que os bastidores da festa sirvam de palco para articulações e conversas políticas entre diferentes correntes. Como de costume, a Festa do Pau da Bandeira também atrai figuras da oposição, tornando Barbalha um espaço estratégico de interlocução entre grupos políticos em meio ao aquecimento para as eleições de 2026.

A festa é marcada pelo carregamento do mastro de aproximadamente 25 metros de comprimento e mais de duas toneladas, em um ritual que mistura devoção e tradição popular. A celebração, tombada como Patrimônio Cultural do Brasil, deve atrair milhares de fiéis, turistas e políticos, consolidando-se como uma das mais importantes expressões da identidade cearense.

Confira algumas imagens:

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder