Segurança alimentar

Festival Ceará Sem Fome recebe lideranças da ONU em Fortaleza

Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/10/2025 às 6:18 PM

Liafreitas1

A primeira-dama Lia de Freitas é a anfitriã do evento. Fotos: Thiago Gaspar/Casa Civil

A segunda edição do Festival Ceará Sem Fome começou na manhã desta quarta-feira (15), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com painéis sobre estratégias e parcerias para enfrentar a fome. O evento reúne autoridades estaduais, municipais e representantes de agências da ONU.

A presidente do Comitê Intersetorial de Governança e primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, ao abrir o evento, destacou que o evento reconhece o trabalho dos agentes e os resultados do programa. “Esta edição marca a saída de 150 mil pessoas da insegurança alimentar no Ceará [em 2024]. Também celebramos os dois anos de cozinhas do Ceará Sem Fome, quase três do programa, os 22 anos do Bolsa Família e os 80 anos da ONU”, afirmou.

A primeira-dama lembrou que a ONU escolheu o Ceará para celebrar o Dia Mundial da Alimentação 2025 e dar visibilidade a temas como segurança alimentar e direito à alimentação. “Para nós é muito importante levar essa experiência para fora do País. Já inspiramos outros estados brasileiros, como São Paulo, Bahia, Alagoas e Pernambuco”, acrescentou.

Liafreitas2

O festival agrega ações culturais, esportivas e de solidariedade

Lia também foi mediadora do painel “De mãos dadas por um futuro melhor e uma alimentação melhor”, o qual reuniu Jorge Meza (FAO/ONU), Daniel Balaban (WFP) e Hardi Vieira (FIDA).

Na ocasião, Meza destacou o Ceará Sem Fome como “experiência prática que pode ser replicada em outros lugares do mundo”. Balaban defendeu repensar o modelo de sociedade e fortalecer a cooperação global, enquanto Vieira reafirmou a parceria com o poder público em projetos como Paulo Freire, Sertão Vivo (SDA) e Dom Helder Câmara (MDA).

O Festival

Realizado nos dias 15, 16 e 18 de outubro, o Festival celebra os dois anos das cozinhas do Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado que garante mais de 130 mil refeições diárias e transferência de crédito mensal para compra de alimentos. Ao longo dos dias, a programação inclui diversas atividades, como palestras, debates, show e corrida.

2ª edição do Festival Ceará Sem Fome agrega ações culturais, esportivas e de solidariedade

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder