Na Capital Federal
FGV sedia homenagem ao jurista Roberto Victor Ribeiro por liderança e obra jurídica reconhecida
Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/10/2025 às 1:04 PM

O advogado Roberto Victor preside a Academia Cearense de Direito e é presidente de honra da Academia Brasileira. Fotos: Arquivo pessoal
O advogado, professor e mestre, Roberto Victor Ribeiro receberá homenagem no próximo dia 29 de outubro, no Auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília.
Presidente de Honra da Academia Brasileira de Direito (ABD) e presidente da Academia Cearense de Direito (ACD), a cerimônia reconhece a atuação de Roberto Victor à frente do Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil e celebra os 15 anos da obra “O Julgamento de Jesus Cristo sob a luz do Direito”, de sua autoria.
O livro é considerado o segundo escrito sobre o tema em nível mundial e integra o conteúdo estudado em instituições como a Universidade de Paris (Sorbonne), a Universidade de Lisboa e a Universidade de Buenos Aires, entre outras entidades acadêmicas internacionais.

“O Julgamento de Jesus Cristo sob a luz do Direito” completa 15 anos de lançamento como referência na área jurídica
Roberto se diz “muito feliz pelo reconhecimento”, pois “liderar as Academias Jurídicas do Brasil durante 6 anos foi uma tarefa muito honrosa, mas muito hercúlea“. Ele acrescenta que “recebe essa homenagem tendo ajudado a fundar 14 Academias Jurídicas em Estados e Municípios”.
O jurista relata, ainda, que ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal Militar (STM) e conselheiros federais da OAB devem prestigiar a solenidade.
Agendas
Durante a permanência na Capital Federal, Roberto Victor Ribeiro será recebido também, em encontros oficiais, pela presidente do STM, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); por ministros do STJ e do TST; e por lideranças do Congresso Nacional.
Mais notícias
Suplente assume




























