Apoio bolsonarista
Figuras nacionais da direita participam do lançamento da pré-candidatura de Girão ao governo do Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/12/2025 às 11:52 AM

Ato aconteceu nesse domingo, 30, em um hotel em Fortaleza. Fotos: Reprodução/Instagram
O senador Eduardo Girão (Novo) lançou nesse domingo (30), em Fortaleza, sua pré-candidatura ao governo do Ceará em um evento marcado pela presença de figuras de destaque da direita nacional. O general Theopilo (Novo), que já foi candidato ao governo do Ceará em 2018 pelo PSDB, também teve a pré-candidatura ao Senado oficializada.
O evento foi marcado pela presença de Michelle Bolsonaro (PL), recebida com empolgação pelo público e citada por Deltan Dallagnol (Novo-PR) como uma das “presidenciáveis presentes”, ao lado do governador mineiro Romeu Zema (Novo).
Também participaram Damares Alves (Republicanos-DF), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Marcel Van Hattem (Novo-RS), André Fernandes (PL-CE), Bia Kicis (PL-DF), Magno Malta (PL-ES), este por videoconferência, e outros nomes. O evento teve convites gratuitos e foi descrito pela organização como um ato “em defesa da liberdade”, incluindo discursos em favor de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Os discursos proferidos defenderam “coragem”, “princípios” e a construção de um “novo tempo” para o estado e para o país. A partir desse momento, com apoio de lideranças nacionais, Eduardo Girão busca se consolidar como alternativa viável da direita ao Palácio da Abolição.
Ver essa foto no Instagram
Protagonismo de Michelle
Recebida com empolgação pelo público, em seu discurso, Michelle Bolsonaro defendeu a união da direita e elogiou a atuação parlamentar de Girão.
O ato, porém, evidenciou também tensões internas no PL. O deputado André Fernandes, aliado de Bolsonaro, tem dialogado com Ciro Gomes (PSDB-CE) como uma possível estratégia para enfrentar o PT, que governa o estado sob Elmano de Freitas. De acordo com André, a hipótese de aliança recebeu sinalização positiva do líder do partido, Valdemar Costa Neto – e do próprio ex-presidente – que classificou Ciro como um “fenômeno”.
Michelle, entretanto, rejeita a articulação. “Fazer aliança com um homem que é contra o maior líder da direita? Isso não dá”, afirmou ela, mencionando declarações de Ciro contra Bolsonaro.
O tom predominante, no entanto, foi de críticas ao governo Lula e de apoio explícito ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com gritos de “Bolsonaro livre” registrados em vídeo divulgado pela senadora Damares Alves.
- Eduardo Girão e Michelle Bolsonaro
- Damares Alves
- Deltan Dalagnol
- Lançamento de pré-candidaturas do Novo no Ceará
- Lançamento de pré-candidaturas do Novo no Ceará
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

































