CONTEXTO FAVORÁVEL

Fortaleza é a única capital do Nordeste a participar do Programa Cities Forward

Por Marcelo - Em 07/05/2024 às 8:40 PM

Fortaleza é a única capital do Nordeste selecionada para participar do Programa Cities Forward, lançado pelos Estados Unidos, em parceria com a Iniciativa Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas. No total, o programa selecionou 24 cidades – das quais 12 são da América Latina, entre elas Fortaleza e Manaus as cidades do Brasil eleitas -, e outras 12 dos EUA. Elas fazem parte de um total de 129 inscritas.

Uma cerimônia de abertura do Workshop de Desenvolvimento de Contexto Favorável, aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença do vice-prefeito Élcio Batista; da titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, e da superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Larissa Menescal. Além de representantes das cidades de Ambato, Cartagena, Hermosillo e Renca.

Representantes da Prefeitura de Fortaleza participaram do evento de abertura, no Paço Municipal

“Eu acredito bastante nessas redes de cidades, e Fortaleza busca sempre participar ativamente de todas elas, porque acreditamos que o conhecimento bem distribuído é a melhor forma de enfrentarmos qualquer desafio, seja do presente, seja do futuro”, destaca Élcio Batista. A programação será encerrada nesta quinta-feira, com uma visita técnica ao Parque Rachel de Queiroz.

Sustentabilidade

O objetivo principal do Cities Forward é auxiliar as cidades participantes na implementação de soluções que fomentem investimentos em serviços urbanos, promovendo a sustentabilidade, inclusão e resiliência em seus bairros e comunidades. Esta iniciativa busca alcançar esse propósito por meio da cooperação internacional, unindo 12 cidades dos EUA com 12 cidades da América Latina e Caribe.

Sobre isso, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, afirma que existe um compromisso entre os participantes para que haja um grande trabalho em equipe, em prol do bem comum. “Temos a responsabilidade, com esse programa, de apontar novos caminhos que consigam, em alguma medida, dialogar com as soluções que nós precisamos oferecer para a complexidade atual”.

Segundo, titular da Seuma, desde sua inclusão no programa, em 2023, sua equipe tem trabalhado de perto com o time do Cities Forward para converter o projeto ‘Conector Verde Urbano’ em uma proposta viável para financiamento, implementação e expansão. “Ele consiste em um sistema multifuncional de áreas verdes que abrangerá bairros vulneráveis da nossa cidade e está em desenvolvimento. O objetivo é aumentar a cobertura arbórea, conectando diferentes áreas verdes já existentes e promovendo soluções como restauração de matas ciliares e jardins de chuva”, destaca Luciana Lobo.

Cidades selecionadas para o Cities Foward:

Ambato (Equador) + Filadélfia (Pensilvânia)
Cali (Colômbia) + Baltimore (Maryland)
Cartagena (Colômbia) + Denver (Colorado)
Fortaleza (Brasil) + Condado do Havaí (Havaí)
Freeport (Bahamas) + Coral Springs (Flórida)
Cidade da Guatemala (Guatemala) + Dallas (Texas)
Hermosillo (México) + Dubuque (Iowa)
Manaus (Brasil) + Albany (Nova York)
Mérida (México) + Austin (Texas)
Montego Bay (Jamaica) + Hoboken (Nova Jersey)
Renca (Chile) + Evanston (Illinois)
Rosário (Argentina) + Chattanooga (Tennessee)

Mais notícias

Ver tudo de IN News