Pacto de Milão
Fortaleza entra para rede global que promove sistemas alimentares sustentáveis
Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/09/2025 às 12:15 PM

Fernanda Pacobahyba, Evandro Leitão e Filippo Gavazzeni durante assinatura do Pacto de Milão. Fotos: PMFor
O prefeito Evandro Leitão (PT) assinou a adesão de Fortaleza ao Pacto de Milão, compromisso internacional que reúne cidades de todo o mundo para transformar os sistemas alimentares urbanos. O acordo foi firmado durante a 2ª Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar, realizada no Centro de Eventos do Ceará, nessa sexta-feira (19).
Na ocasião, o prefeito afirmou que “[…] esse é um caminho para fortalecermos ainda mais a alimentação nas escolas de toda a nossa rede. Assim, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade mais igualitária, mais justa e mais inclusiva”.
Evandro também destacou, durante o evento, as iniciativas da gestão municipal para melhorar a qualidade da alimentação nas mais de 620 escolas da rede municipal. Em agosto, a Prefeitura reformulou o cardápio escolar, garantindo a presença de proteínas em todas as refeições e incluindo professores e servidores — inclusive terceirizados — entre os beneficiários.
“Compreendemos que oferecer uma alimentação escolar de qualidade é fundamental para garantir uma educação efetiva. Por isso, reformulamos o cardápio das nossas escolas, priorizando alimentos mais saudáveis e nutritivos. Também estamos adquirindo boa parte desses insumos de fornecedores da agricultura familiar. Dessa forma, fortalecemos a aprendizagem dos nossos alunos, além de impulsionar a economia local e valorizar os agricultores da nossa região”, explicou o prefeito.

Prefeitura de Fortaleza tem investido na melhoria da alimentação escolar
Reconhecimento internacional
O Pacto de Milão foi criado em 2015 e conta hoje com mais de 310 cidades signatárias, representando cerca de 500 milhões de habitantes nos cinco continentes. A iniciativa é uma das principais redes globais de cooperação entre municípios para enfrentar os desafios da segurança alimentar e nutricional.
O diretor do secretariado do Pacto de Milão, Filippo Gavazzeni, comemorou a adesão da capital cearense.
“Fortaleza está fazendo grandes melhorias nas escolas, cuidando de muitos aspectos, incluindo a mudança dos cardápios. Portanto, é um privilégio tê-los no Pacto. Tenho certeza de que vocês podem dar esse exemplo também a muitas outras cidades que queiram aprender sobre suas boas práticas“, defendeu o secretário.

Fortaleza se junta a mais de 300 cidades do mundo que aderiram ao Pacto
Benefícios
Com a adesão, Fortaleza passa a integrar uma rede internacional que oferece troca de conhecimentos sobre boas práticas, capacitação técnica, fortalecimento da alimentação escolar e oportunidades de parcerias estratégicas.
Para o secretário municipal de Relações Internacionais, João Bosco Monte, com a assinatura, “Fortaleza se posiciona como espaço aberto para a aprendizagem e adoção de práticas importantes para a construção de soluções inovadoras”.
“A participação da cidade nessa importante rede contribui para o seu protagonismo na agenda global de sustentabilidade, desenvolvimento urbano e segurança alimentar, e isso também atrai reconhecimento, parceria e investimento internacional”, concluiu.
Mais notícias
referência italiana




























