1ª do Brasil

Fortaleza lidera adesão municipal a programa federal de proteção de dados

Por Julia Fernandes Fraga - Em 30/01/2026 às 12:31 PM

Preffor1

Adesão oficial ocorreu nessa quinta, 29, no Paço Municipal. Foto: Beatriz Boblitz/PMFor

A Prefeitura de Fortaleza aderiu, nessa quinta-feira (29), ao Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), voltado à adequação de sistemas de informação e inteligência. A capital é o primeiro ente federado, além da União, a formalizar entrada na iniciativa.

O programa busca elevar a maturidade em privacidade e segurança da informação na administração pública e reduzir riscos de vazamento de dados, ataques cibernéticos e fraudes. A adesão inclui metodologia de implantação e capacitação de equipes.

No mesmo ato, Fortaleza foi anunciada na Coalizão de Cidades para a Inteligência Artificial no Brasil (CIIAR), do GovTech Connect, impulsionada pelo BID Lab e executada pela Rede de Inovação Local, com apoio técnico da Gobe Ventures, voltada ao uso ético de IA na gestão pública.

Fortaleza se destaca em seleção nacional para projetos públicos com inteligência artificial

 

Em seu discurso, o prefeito Evandro Leitão (PT) destacou a cooperação entre esferas de governo e o foco na transformação digital. “[…] Temos realizado investimentos contínuos para impulsionar essa transformação, com foco na digitalização dos serviços, na inovação e, sobretudo, na melhoria do atendimento à população, relatou.

Na sequência, o diretor de Privacidade e Segurança Cibernética do MGI, Leonardo Ferreira, lembrou o pioneirismo de Fortaleza e apontou que “trata-se de uma iniciativa essencial, sobretudo porque, desde a pandemia, observamos uma forte migração do crime patrimonial para os crimes digitais. Os casos de estelionato eletrônico, por exemplo, vêm crescendo a uma taxa próxima de 25% ao ano”.

A titular da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), Silvia Correia, concluiu informando que os órgãos municipais já iniciaram a fase de capacitação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder