800 mil exames em 2023

Gardel Rolim visita Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann

Por Deusdedit Neto - Em 22/02/2024 às 6:10 PM

22 02 2024 Sms Dsc00824

Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza em exercício, Gardel Rolim (PDT), visitou, na tarde desta quinta-feira, 22, o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, conhecido popularmente como Hospital da Mulher, no Jóquei Clube. A unidade é especializada em atendimento secundário e é um dos 10 hospitais que integram a rede pública municipal de saúde de Fortaleza.

Demonstrando a grande capacidade de acolhimento da unidade, em 2023, o Hospital da Mulher realizou mais de 800 mil exames, entre laboratoriais e de imagem. Além disso, foram 21.181 consultas, 4.976 cirurgias e 1.277 partos. Durante a visita, Gardel destacou os números positivos e os investimentos recentes no local, que impactam toda a saúde do município.

“Este é um hospital que tem um potencial cirúrgico e ambulatorial enorme. Foi feita recentemente a renovação do parque de incubadoras das UTIs, e foram entregues equipamentos para ampliar a capacidade de operação de cirurgias por vídeo no hospital”, declarou Gardel. Ele complementou: “os investimentos na saúde têm sido muito expressivos, Fortaleza é a cidade que mais investe recursos por habitantes do Brasil, e tem feito isso na saúde, dando uma melhor atenção à saúde do cidadão”.

O hospital oferta assistência especializada à população, em especial cirúrgica, com 16 especialidades médicas, além de exames. Ele é classificado como hospital de retaguarda, ou seja, não acolhe casos de urgência e emergência. Para acessar a unidade é necessário ser encaminhado através da Central de Regulação.

A unidade é uma das que recebem o mutirão de cirurgias eletivas, anunciado pelo prefeito Sarto na última semana. Foi o que detalhou o secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo. “O Hospital da Mulher foi o que mais realizou cirurgias eletivas no estado do Ceará. Na última semana, o prefeito Sarto renovou o mutirão, enfatizando as cirurgias de catarata, mas seguiremos realizando nesta unidade as cirurgias eletivas ortopédicas e gerais do mutirão”, explicou.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder