Exército brasileiro
General cearense Carlos Machado assume Comando Militar do Nordeste em dezembro
Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/09/2025 às 4:03 PM

General Carlos Machado chefia atualmente o Departamento de Educação e Cultura do Exército. Foto: DECEx
O general de Divisão Francisco Carlos Machado Silva assumirá, no final do ano, o Comando Militar do Nordeste (CMNE), sediado em Recife. Natural do Ceará, Carlos Machado já chefiou o Colégio Militar de Fortaleza e a 7ª Região Militar, a qual abrange Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, e atualmente comanda o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

General Ribeiro deixa o CMNE para assumir novo posto em Brasília. Foto: ALSE
O atual comandante do CMNE é o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro que passará à nova função estratégica em Brasília.
Carreira
Promovido a general de Exército em 2023, Francisco Carlos Machado Silva nasceu em Fortaleza. Ingressou no Exército em 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 1986.
Em sua formação, concluiu os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO/1994), Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME/2003), Básico de Montanha, Instrutor de Educação Física, Operações na Selva “categoria A” e Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (Turma Ética e Democracia).
Na carreira, foi instrutor do Corpo de Cadetes da AMAN e serviu em diversas unidades como o 4º Grupo de Artilharia de Campanha (Juiz de Fora, MG); o 25º Grupo de Artilharia de Campanha (Bagé, RS); e o 10º Grupo de Artilharia de Campanha (Fortaleza, CE), onde atuou como instrutor-chefe do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva.
Como oficial superior, comandou o Colégio Militar de Fortaleza e o 7º Grupo de Artilharia de Campanha, em Olinda (PE). Também chefiou o Estado-Maior da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé, AM) e adido militar na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
No posto de oficial general, comandou a Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (Cruz Alta, RS) e no Alto Comando, esteve à frente da área de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, no Ministério da Defesa.
Entre as condecorações recebidas estão as Ordens do Mérito: Militar, Defesa, Judiciário Militar, Naval e Aeronáutico.
Carlos Machado também foi agraciado com as medalhas: do Pacificador, Mérito Tamandaré, Mérito Santos Dumont, Corpo de Tropa e Serviço Amazônico.
O CMNE
O Comando Militar do Nordeste tem jurisdição sobre oito estados, exceto o Maranhão. Além da defesa e da segurança, desempenha funções em logística, inteligência e apoio à sociedade, como obras de engenharia, perfuração de poços e resposta a desastres.
A saída de Maurílio Ribeiro, que assumiu o CMNE em janeiro de 2024, representa sua ascensão no alto escalão em Brasília. Já a chegada de Carlos Machado é vista como oportunidade de dar continuidade às operações e, ao mesmo tempo, renovar diretrizes, reforçando a integração do Exército com os governos locais e a sociedade civil no Nordeste.
Mais notícias
Encerramento dos Trabalhos




























