Indústria automotiva
Geração de empregos e decisão política são exaltados por Lula, Elmano e GM durante inauguração da PACE
Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/12/2025 às 11:06 AM

Lula e Elmano se cumprimentaram após a apresentação da placa de inauguração. Fotos: Douglas Filho/Portal IN
O Ceará recebeu, nessa quarta-feira (3), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a inauguração oficial da Planta Automotivo do Ceará (PACE), em Horizonte, que marcou o início da produção do Chevrolet Spark EUV, primeiro modelo elétrico confirmado para montagem local. O evento reuniu centenas de pessoas, incluindo autoridades federais e estaduais, representantes do setor automotivo e diversos veículos de imprensa.
Entre os presentes estavam o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB); o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; e o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PSB). Pela iniciativa privada, participaram executivos da General Motors e da PACE.
Destaques dos discursos
O vice-presidente da Comexport e acionista da PACE, Rodrigo Teixeira, abriu o evento agradecendo o apoio político que viabilizou o empreendimento, citando os ex-governadores do Ceará, senador Cid Gomes (PSB) e o ministro Camilo Santana, a bancada de parlamentares cearenses e, em especial, o governador Elmano de Freitas. Teixeira também homenageou o primeiro colaborador da PACE, gesto que foi aplaudido pelo público.
Representando a General Motors (GM) do Brasil, Santiago Chamorro, presidente da GM para a América do Sul, elogiou o compromisso técnico e institucional do Ceará na condução da implantação do polo, destacando o rigor e a eficiência do estado no processo.
Em seguida, o governador Elmano exaltou o caráter inovador do Ceará, citando os avanços em energia renovável, data centers e educação. Ele também agradeceu publicamente às autoridades federais pelo apoio ao projeto, em pronunciamento emocionado:
“Dizer-lhe muito obrigado, mas é de coração, presidente Lula, muito obrigado, de coração, em nome do povo cearense. Muito obrigado, vice-presidente Alckmin, muito obrigado a vocês e muito obrigado, ministro Camilo… nós vamos poder dizer aqui: nós temos o Polo Automotivo do Ceará. Graças a essas mãos dadas, graças à paixão pelo Ceará. Eu queria pedir a vocês, uma salva de palmas ao Estado do Ceará. Viva o Ceará e viva o presidente Lula!”, enfatizou.
Por fim, encerrando a solenidade, o presidente Lula ressaltou os investimentos feitos, em seus três governos, na indústria nacional, e em especial na região Nordeste. “Uma coisa sagrada pra mim é o emprego. Por isso, eu estou muito agradecido ao governo do Estado do Ceará, à dedicação dos deputados que votaram a legislação que permitiu essa obra, à GM e à PACE pela decisão, e ao companheiro Alckmin, que dá dignidade a todos os empresários que procuram o governo na tentativa de investimento”, celebrou o presidente.
Lula também listou programas sociais recentes durante o discurso e fez referência ao calendário eleitoral de 2026 ao aconselhar que os presentes “saibam em quem vão votar no ano que vem”.
Primeiro GM produzido no Brasil no novo ciclo
O Chevrolet Spark UV, já comercializado com sucesso em países como México e Uruguai, torna-se o primeiro veículo da GM produzido no Brasil dentro do novo ciclo do polo cearense. A inauguração consolida a PACE como um dos principais empreendimentos industriais recentes do estado, com perspectivas de expansão e geração de empregos. A cerimônia reforçou o alinhamento entre governos e iniciativa privada em torno do projeto e evidenciou o peso político e econômico atribuído ao novo polo automotivo instalado no Ceará.
Lula e Alckmin inauguram o Polo Automotivo do Ceará em Horizonte
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























