Eleições 2026
Gilberto Kassab rompe expectativa de alinhamento e formaliza projeto próprio ao Planalto
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/02/2026 às 5:39 PM

Atual secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, o presidente do PSD também não apoiará um candidato de Tarcísio de Freitas. Foto: Reprodução/Instagram
Ao transformar pressões em afirmação estratégica, o presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, oficializou que a legenda terá candidato próprio ao Planalto em 2026. A decisão afasta especulações sobre apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e consolida a tentativa de construção de um polo fora da polarização entre petistas e bolsonaristas.
A definição do candidato já está prevista para 15 de abril e seguirá “critério político”, já que “os três nomes do PSD têm aprovação extraordinária”. Os postulantes são os governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Júnior (PR) e Ronaldo Caiado (GO).
Aliados, sim; eleições, à parte
De Stuttgart, na Alemanha, onde participa de congresso da União Democrata-Cristã (CDU) promovido pela fundação Konrad Adenauer, Kassab publicou carta nas redes sociais reafirmando a pré-candidatura de três governadores do PSD: Eduardo Leite (RS), Ratinho Júnior (PR) e Ronaldo Caiado (GO). Ele escreveu que “o Brasil estará muito bem servido se puder contar com um dos três como seu presidente da República, a partir de 2027”.
Apesar de o PSD comandar três ministérios — Pesca, Minas e Energia e Agricultura — no governo federal, Gilberto Kassab reiterou que não apoiará Lula. “Nunca fechamos questão em relação a nenhum tema, mas nós não vamos caminhar com ele (Lula). Eu entendo que nossa proposta é diferente.” E reforçou: “Tem o nosso respeito essa vontade dele, mas ele sabe, porque eu mesmo já disse a ele, que nós não caminharíamos juntos. Nós vamos ter o nosso caminho”.
O movimento nacional ocorre em meio a ruídos regionais. Em São Paulo, o presidente do PSD integra o governo de Tarcísio de Freitas, do Republicanos, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL). Após declarar que “uma coisa é gratidão, reconhecimento, lealdade; outra coisa é submissão”, ouviu resposta indireta do governador: “Quem fala em submissão não entende nada sobre amizade e valores”.
Agenda programática
Na publicação, Kassab apresentou também linhas programáticas como “transparência na utilização de recursos públicos para combater a corrupção; reforma administrativa para reduzir o peso do Estado e valorizar bons servidores; o fim da reeleição; e idade mínima para novos membros dos tribunais superiores”.
Ver essa foto no Instagram
Mais notícias
Biênio 2026-2028

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























