RIO DE JANEIRO
Governador Cláudio Castro cogita nomear Eduardo Bolsonaro em secretaria especial para evitar cassação
Por Marlyana Lima - Em 22/07/2025 às 11:46 AM

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro estuda possibilidade de criar uma secretaria especial – Foto: Reprodução/Facebook
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), estuda criar uma secretaria especial em seu governo nos Estados Unidos para nomear o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A medida, que visa afastar o risco de cassação por faltas parlamentares, está sendo considerada como forma de preservar o mandato do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Eduardo tirou licença da Câmara por 120 dias, período encerrado no último domingo (20). Com o retorno automático ao mandato na segunda-feira (21), passou a enfrentar o risco de perda do cargo por excesso de ausências não justificadas. A nomeação para um cargo no Executivo estadual permitiria uma nova licença parlamentar, postergando ou até evitando a análise de sua situação pela Câmara.
Segundo apuração da coluna de Mônica Bergamo, Cláudio Castro já fez consultas políticas e jurídicas sobre a medida e deve tomar uma decisão em breve. A proposta teria sido articulada com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), irmão de Eduardo, que teria procurado o governador fluminense para encontrar uma saída institucional que evitasse danos ao clã Bolsonaro.
A nomeação para o cargo no governo do Rio, mesmo que simbólico, poderia ser vista como tentativa de proteger o parlamentar de punições e facilitar sua movimentação política internacional, o que levanta suspeitas sobre a legalidade da manobra.
Riscos jurídicos
Cláudio Castro foi alertado por aliados de que essa iniciativa pode comprometer sua própria posição, uma vez que o gesto pode ser interpretado como colaboração para a continuidade de possíveis crimes investigados pelo STF.
Embora a hipótese de nomeação de Eduardo nos governos de Tarcísio de Freitas (SP) ou Jorginho Mello (SC) tenha sido ventilada, Castro foi o único até agora a avançar com a ideia concretamente.
Mais notícias
referência italiana




























