Parceria Internacional

Governador do Rio propõe nos EUA acordo de cooperação com Agência Antidrogas

Por Oceli Lopes - Em 10/05/2025 às 6:39 PM

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, propôs, em visita a Nova Iorque, nessa sexta-feira (9), um acordo de cooperação com a Agência Antidrogas (DEA), dos Estados Unidos, para fortalecer as políticas de combate ao tráfico de drogas no Estado fluminense.

A finalidade é realizar um cruzamento de dados para prevenir o crescimento das organizações criminosas.

“Vamos unir nossos agentes aos do DEA, que tem escritório no Rio. Firmar um memorando de intenções com o Departamento Antidrogas dos Estados Unidos será extremamente enriquecedor, porque estamos falando de uma Divisão com expertise reconhecida em todo o mundo por operações como o desmantelamento do Cartel de Medellín”, lembrou Castro.

Além de investigar o tráfico de drogas, as atividades da agência norte-americana antidrogas também incluem prisão de traficantes e organizações criminosas envolvidas com drogas ilegais; erradicar plantações de drogas; colaborar com agências internacionais em operações de combate ao narcotráfico; e controlar substâncias químicas usadas na fabricação de drogas.

Esforço contínuo

As operações realizadas pelas forças de segurança resultaram, em 2024, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), em 23.930 registros de apreensão de drogas. No primeiro trimestre deste ano, já foram registradas 6.090 apreensões de entorpecentes, um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2024.

“Os resultados têm refletido o esforço contínuo das nossas forças de segurança. Aumentar a presença policial e a efetividade das ações é essencial para enfraquecer o tráfico e proteger a população”, avaliou o governador.

Fonte: Agência Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder