gestão pública
Governador Elmano de Freitas autoriza início das obras do Núcleo da Pefoce na Serra da Ibiapaba
Por Marlyana Lima - Em 23/08/2025 às 1:32 AM

Secretário da Segurança Publica e Defesa Social, Roberto Sá acompanhou o governador Elmano de Freitas
O município de Tianguá recebeu, nesta sexta-feira (22), a assinatura da ordem de serviço para a construção do Núcleo Regional da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na Serra da Ibiapaba. O ato, conduzido pelo governador Elmano de Freitas, representa um marco histórico para a região, que há anos aguardava o equipamento.
A obra terá investimento de R$ 5.710.884,95 e beneficiará diretamente mais de 430 mil pessoas em 14 municípios: Carnaubal, Croatá, Frecheirinha, Graça, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.
“Estou muito honrado por poder dar a ordem de serviço para um equipamento solicitado pela senadora Augusta Brito, por todos os prefeitos, deputados da região. As famílias poderão, em um momento de dor, se despedir com dignidade de uma pessoa querida, sem precisar descer a serra para ir até Sobral. Gostaria de agradecer ao presidente Lula pela parceria por meio do Ministério da Justiça. O povo da Serra da Ibiapaba merece demais”, destacou Elmano.
Serviços mais próximos da população

A senadora Augusta Brito destacou a mobilização para viabilizar o projeto
Com a construção do novo núcleo, a população passará a contar com atendimento direto a ocorrências de locais de crime, necropsias na própria região, além da disponibilidade 24 horas da medicina legal para realização de exames de lesão corporal e atendimento a vítimas de violência sexual e outros tipos de crimes.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, ressaltou o impacto da medida: “Essa é mais uma ação de combate à violência no Ceará. O governador não tem poupado esforços para estruturar as nossas forças e combater o crime. Sem a determinação do nosso governador para investir em pessoas, nossas forças, equipamentos isso jamais seria possível”.
Atualmente, a Pefoce conta com 10 núcleos regionais espalhados pelo estado: Canindé, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Russas, Sobral e Tauá.
A senadora Augusta Brito destacou a mobilização para viabilizar o projeto. “Momento muito esperado por todos nós. Trabalhamos bastante, sempre em contato com o governador Elmano de Freitas, Ministério da Justiça, com o ministro (da Educação) Camilo Santana, presidente Lula, para que isso acontecesse, esse momento de assinatura chegasse, algo bastante aguardado por toda a região”, ponderou.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























