educação no CEará
Governador Elmano de Freitas celebra 85,3% de alfabetização na idade certa: melhor resultado do País
Por Marlyana Lima - Em 11/07/2025 às 5:27 PM

Governador do Ceará, Elmano de Freitas, comemorou o resultado anunciado pelo MEC
O Ceará mais uma vez se destaca no cenário educacional brasileiro ao atingir 85,3% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2024, consolidando-se como o estado com o melhor índice do País. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
A marca histórica reforça o compromisso do estado com a educação pública de qualidade e coloca o Ceará como único estado brasileiro a superar a meta de 85%, enquanto a média nacional foi de 59,2%, ainda abaixo da meta nacional de 60% estipulada para este ano. Em 2023, o Ceará já havia registrado um desempenho de 84,5%.
“Esse resultado é fruto da parceria entre Estado, Governo Federal e municípios e do nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, que transforma vidas! Desde 2023, já entregamos 63 Centros de Educação Infantil. E vamos seguir avançando com mais escolas em tempo integral, tecnologia em sala de aula e valorização dos nossos profissionais da educação”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Regime de colaboração
O avanço é sustentado pelo fortalecimento do regime de colaboração com os municípios, especialmente por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa, que garante apoio técnico e pedagógico às redes municipais. Esse modelo, reconhecido nacionalmente, vem sendo apontado como uma das principais estratégias para os avanços educacionais cearenses nas últimas décadas.
“O Ceará mostra que é possível fazer educação pública de excelência com compromisso, articulação e foco em resultados”, destacou um dos técnicos do MEC durante a apresentação dos dados.
Alfabetização como prioridade

11072025 Pzzb5404
O ICA faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e recuperar as aprendizagens das crianças dos anos iniciais afetadas pela pandemia.
“Mais da metade dos municípios brasileiros atingiram a meta [em 2024]. Quase 60% dos municípios brasileiros melhoraram seus indicadores comparado com 2023. Onze estados atingiram a meta estabelecida. Quase 18 estados melhoraram suas condições comparadas com 2023. Isso mostra o fortalecimento que estamos construindo com União, estados e municípios”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
A meta do MEC é ambiciosa: alcançar mais de 80% de crianças alfabetizadas na rede pública até 2030. Para isso, o programa nacional aposta em metas pactuadas entre os entes federativos, apoio financeiro e técnico da União, oferta de materiais didáticos e pedagógicos, formação de professores e um sistema robusto de avaliação e monitoramento.
Mais notícias
QUITAIS GASTRONÔMICOS




























