Incentivo à pesquisa
Governador Elmano de Freitas recebe estudantes e professores premiados
Por Oceli Lopes - Em 30/05/2025 às 2:15 AM

Elmano, ao centro, com os estudantes do Ceará Científico e da Juventude Olímpica do Conhecimento. Foto: Helene Santos/Gov.CE
As trajetórias e conquistas de estudantes e professores da rede estadual do Ceará foram celebradas durante encontro realizado nessa quinta-feira (29), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, recebeu representantes de projetos que se destacaram em olimpíadas e eventos científicos regionais, nacionais e internacionais. O momento também contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; entre outros.
O grupo soma quase 60 projetos científicos que representaram as Regionais da Educação do Ceará em 2025. Todos os projetos foram apoiados e financiados pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.
Incentivo à pesquisa
O primeiro contato desses estudantes com esse tipo de evento acontece por meio do Ceará Científico e Juventude Olímpica do Conhecimento (JOC), iniciativa coordenada pela Seduc junto às escolas.
A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, destaca o trabalho de incentivar a pesquisa como prática cotidiana nas escolas. “Nós valorizamos e reconhecemos a importância da pesquisa, da iniciação científica. Nossos jovens se dedicam junto com seus professores e diretores escolares. Eles estão ganhando o mundo com essas descobertas”, explicou.
O Ceará tem a terceira melhor rede pública do Brasil no Ensino Médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. Além disso, a rede estadual registrou um novo recorde: 24.403 estudantes da rede pública do foram aprovados no Ensino Superior em 2024.

Chagas Vieira, secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará. Foto: Helene Santos/Gov.CE
Educação transformadora
Também fruto da escola pública, o secretário-chefe da Casa Civil, jornalista Chagas Vieira, reforçou que a educação transforma vidas.
“Meu pai era agricultor, não sabia ler nem escrever, e minha mãe trabalhava na cozinha de uma escola pública em Paracuru. Foi através dos estudos que eu cheguei à Casa Civil do Governo do Ceará. Nossos estudantes podem ser tudo o que quiserem ser, com essa dedicação, capacidade, garra e força que eles têm. Eles não são números, são histórias e talentos que vão levar o Ceará para cada vez mais longe”, concluiu o secretário Chagas Vieira.
Com informações do Gov.CE.
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























