Ceará na COP30
Governador Elmano defende transição energética com sustentabilidade e inclusão social
Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/11/2025 às 4:14 PM

Além de Elmano e Evandro, a governadora do RN, Fátima Bezerra, também participa do Fórum. Fotos: Lucas Almeida e Hiane Braun/Casa Civil
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participou nesta terça-feira (4) do Fórum de Líderes Locais da COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – no Rio de Janeiro. O encontro, que ocorre entre 3 e 5 de novembro, discute o papel de cidades e estados na implementação de soluções climáticas e no cumprimento das metas do Acordo de Paris. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), também está no evento.

Elmano discursou sobre transição energética equitativa
Pauta principal
Em discurso, Elmano destacou a prioridade do Ceará na pauta. “A pauta mais importante do mundo no momento em que vivemos é a transição energética justa e equitativa — um princípio que tem guiado cada decisão do nosso governo”, afirmou. “Uma transição não apenas sustentável do ponto de vista ambiental, mas também capaz de gerar emprego, inclusão e desenvolvimento regional para o nosso povo”, defendeu o governador.
O Ceará produziu a primeira molécula de hidrogênio verde (H₂V) do Brasil e já conta com sete pré-contratos que somam US$ 30 bilhões em investimentos e estimam 80 mil empregos diretos e indiretos.
O estado também é o 4º maior produtor de energia eólica e solar do país, com políticas estruturantes como o Plano Estadual de Transição Energética Justa – Ceará Verde. Entre as ações estão o Programa Agente Jovem Ambiental, que envolve 10 mil jovens em projetos socioambientais, e o Programa Auxílio Catador, que beneficia 3.655 trabalhadores com incentivos à reciclagem.
A gestão estadual busca, ainda, consolidar o Ceará como polo de inovação e conhecimento na economia de baixo carbono, com a futura instalação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), prevista para 2027, e o projeto H-Tec, que prevê R$ 34 milhões em investimentos e a formação de 12 mil técnicos.

Governador foi acompanhado por comitiva da gestão estadual
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























