Em Fortaleza

Governadores do Nordeste apresentam acordos climáticos nesta quarta

Por Julia Fernandes Fraga - Em 17/09/2025 às 12:15 AM

Icidne1

ICID 2025 se junta à COP Nordeste em Fortaleza para discutir pautas ambientais. Foto: Marcos Rodrigo SR

Fortaleza sedia nesta quarta-feira (17) um dos momentos mais esperados da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025) e da COP Nordeste.

Os nove governadores nordestinosElmano de Freitas (CE), Fátima Bezerra (RN), Raquel Lyra (PE), Rafael Fonteles (PI), Jerônimo Rodrigues (BA), Carlos Brandão (MA), Paulo Dantas (AL), João Azevêdo (PB) e Fábio Mitidieri (SE) — estarão reunidos no Centro de Eventos do Ceará para apresentar documentos estratégicos que consolidam a posição unificada da região diante das negociações climáticas globais.

Manhã técnica

A programação começa pela manhã, às 9h, com as reuniões técnicas das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste, abordando temas como meio ambiente e mudança do clima, agricultura familiar, ciência e conhecimento, cultura, energia e desenvolvimento econômico. Também acontece a reunião do Comitê Científico de Monitoramento e Enfrentamento das Mudanças Climáticas, que definirá diretrizes para a adaptação regional.

Acordos na mesa

O ponto alto do dia ocorre a partir das 18h, com a Mesa-Redonda Institucional de Governadores da Região Nordeste. No encontro, será assinado o Acordo de Cooperação Técnica com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CNE–UNCCD) e apresentado o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, que direciona políticas para a transição industrial verde, justiça climática e descarbonização.

Coletiva de imprensa

Encerrando a programação, os governadores nordestinos – junto à secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, representando a Ministério do Meio Ambiente (MMA), Edel Moraes, e ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante – concedem coletiva à imprensa, após a Mesa-Redonda, com a apresentação dos três documentos estratégicos firmados durante a COP:

> Carta Compromisso sobre a Transformação Ecológica no Nordeste;

> Acordo de Cooperação Técnica com a UNCCD;

> Carta Compromisso com a Global Renewables Alliance.

Durante o evento, será feito, ainda, o anúncio da Chamada Nordeste, com participação remota do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, e presenças do presidente do Bando do Nordeste (BNB), Paulo Câmara.

Nordeste na vanguarda

A COP Nordeste reforça o papel da região como líder da transição ecológica brasileira, abordando temas como financiamento climático, adaptação em territórios vulneráveis, bioeconomia e valorização da Caatinga. O potencial das energias renováveis — eólica, solar e hidrogênio verde — é destaque, colocando o Nordeste como ator estratégico na descarbonização global. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder