Ramal do Salgado
Governo do Ceará e União investem R$ 622 milhões no Ramal do Salgado para levar água a 54 municípios
Por Marlyana Lima - Em 11/06/2025 às 3:33 PM

Vice-governadora Jade Romero visitou a obra acompanhada do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
Em um movimento estratégico que reafirma a prioridade do Governo Federal e do Governo do Ceará na pauta da segurança hídrica e no desenvolvimento regional, as obras do Ramal do Salgado avançam no interior do estado. Com 36 quilômetros de extensão e execução já em 10,45%, a estrutura deverá ser entregue em junho de 2027, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de cearenses em 54 municípios, com reflexos significativos também para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Com aporte superior a R$ 622 milhões oriundos da parceria entre União e estado, o Ramal do Salgado integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), voltado à redistribuição de água do Velho Chico para áreas historicamente marcadas pela escassez hídrica no Nordeste. A obra foi visitada nesta quarta-feira (11) pela vice-governadora Jade Romero, que esteve acompanhada do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Com previsão de entrega para junho de 2027, a obra já está com 10,45% executada. A estrutura tem Início no km 30 do Trecho IV (Ramal do Apodi), na divisa entre Ceará e Paraíba. Em território cearense, percorre os municípios de Ipaumirim e Lavras da Mangabeira.
“Estamos falando de uma obra que está gerando quase 500 empregos nesta região. Ter água na torneira representa vida, desenvolvimento em diversos setores e crescimento do Ceará. O Governo do Estado tem a satisfação de ver o andamento dessa obra grandiosa”, afirmou Jade Romero.

Obras no Ramal do Salgado Estrutura beneficiará diretamente mais de 5 milhões de cearenses – Fotos: Estácio Jr./CasaCivil
Impacto socioeconômico direto e indireto
O ministro Waldez Góes reforçou a dimensão estratégica do empreendimento: “É uma obra que traz garantia de água para o consumo humano, para a produção de alimentos, para a indústria, para o desenvolvimento do povo nordestino. Tudo isso é transformador em termos de desenvolvimento humano e social”.
Prefeitos da região também se manifestaram com entusiasmo. Wilson Alves, de Ipaumirim, destacou o caráter histórico do projeto: “Esse momento é uma alegria enorme para o povo de Ipaumirim e para todo o Ceará. Isso era um sonho que está se tornando realidade”.

Ministro Waldez Góes reforçou a dimensão estratégica do empreendiment
Cinturão das Águas: outra frente estratégica
Além do Ramal do Salgado, outra obra fundamental para a segurança hídrica no estado é o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), com 145 km de extensão e 86% das obras concluídas. A estrutura, prevista para ser entregue em junho de 2026, atenderá cerca de 800 mil pessoas e será alimentada pelo Eixo Norte do PISF, via barragem de Jati.
O governador Elmano de Freitas anunciou, no final de maio, o aumento no número de máquinas no canteiro de obras, passando de 150 para 200, como forma de acelerar o cronograma.
Mais notícias
Registro Natalino



























