SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Ceará entrega a 62ª base de operação CPRaio em Santana do Acaraú

Por Marcelo - Em 07/04/2022 às 7:56 PM

A segurança pública é uma das prioridades do Governo do Ceará que inaugurou, nesta quinta-feira (7), em Santana do Acaraú, a 62ª base operacional do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma central de videomonitoramento com 15 câmeras.

Izolda Cela disse que o policial no Ceará é valorizado, motivado e apoiado      Foto: Divulgação

O reforço foi entregue pela governadora Izolda Cela, em evento que contou com as presenças do titular da SSPDS, Sandro Caron; do comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes, e outras autoridades.

A chefe do Executivo estadual destacou que o desafio da segurança é um dos mais graves que todo o Brasil enfrenta, mas Ceará age e investe continuamente. “O trabalho do governo vem sendo incansável, permanente e planejado para garantir a melhoria dessas estruturas. O exemplo da expansão do Raio é um deles. Além do Raio, tem uma estrutura de videomonitoramento sendo distribuída em todo o Estado para melhorar a segurança. Nós temos o compromisso de expandir as bases do CPRaio, na medida em que chamamos mais profissionais de segurança”, afirmou Izolda Cela.

Equipes do CPRaio reforçarão a segurança pública em Santana do Acaraú e região

A nova base, que será comandada pelo tenente Francisco Adelino Pereira de Sousa, terá um efetivo com 23 policiais militares, além de dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada. Isso assegura um policiamento mais ágil e preciso na sede do município e nas localidades próximas. “Policial do Ceará tem o que há de melhor: pistola na cintura, arma longa e motocicleta. Também é valorizado, treinado e motivado, recebendo promoção e apoio para atuar”, garantiu a governadora. “A base do CPRaio era algo aguardado há muito tempo”, reforçou Evandro Leitão.

Já as câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade estão integradas a outras 60 centrais implantadas em todo o Ceará, totalizando 3.531 câmeras. Para se tornar um raiano, a formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Esses policiais são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder