na expocrato
Governo do Ceará entrega mais de 800 títulos de terra para famílias do Cariri
Por Aflaudisio Dantas - Em 14/07/2025 às 3:43 PM

Com a regularização fundiária, agriccultores ganham acesso a beneficios como crédito rural e aposentadoria Foto: divulgação/SDA
O Governo do Ceará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), entregará mais de 800 títulos de propriedade rural a famílias da região do Cariri como parte da programação da Expocrato 2025. O evento ocorrerá nestas segunda e terça-feira no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato, com entregas simbólicas também sendo realizadas em Caririaçu, Santana do Cariri e Altaneira.
A ação, promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, visa não apenas garantir às famílias o direito à terra, mas também assegurar que esse bem possibilite acesso a crédito rural, aposentadoria e demais benefícios sociais. A regularização fundiária, retomada em 2022, já atingiu 100 % em quatro municípios: Antonina do Norte, Granjeiro, Tarrafas e Salitre. Ela avança nos demais, com expectativa de conclusão até 2026.
A entrega de 119 títulos em Caririaçu teve início na manhã desta segunda. Outros 79 serão entregues em Santana do Cariri até o fim do dia. No stand da SDA na Expocrato serão entregues documentos a famílias de Brejo Santo (138), Campos Sales (61), Granjeiro (16), Missão Velha (14), Salitre (79), Várzea Alegre (12) e Crato (230). Na terça-feira (15), às 9h, a cerimônia acontece em Altaneira, beneficiando 93 famílias.
A Expocrato 2025, realizada entre 11 e 20 de julho, é um dos eventos agropecuários mais tradicionais do estado, reunindo produtores, autoridades e público geral. A entrega dos “papéis da terra” integra as ações do Governo do Ceará voltadas à cidadania agrária, representando uma conquista significativa para mais de 800 famílias que terão a posse formalizada, garantindo-lhes segurança jurídica e acesso a direitos fundamentais.
Mais notícias
escala 6x1




























