Grupos prioritários

Governo do Ceará reforça a importância da vacinação contra Influenza e o reforço da Covid-19 para crianças e idosos

Por Deusdedit Neto - Em 03/04/2023 às 2:53 PM

Vacinacao Contra A Covid 19 No Parque Da Cidade19062101572

A vacinação se faz necessária para prevenir contra possíveis mutações dos vírus. Foto: Agência Brasil

Em todos os postos de Saúde do Ceará está acontecendo a campanha nacional de vacinação contra a Influenza para crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Em concomitante, também há, nos postos de saúde, a aplicação da vacina bivalente da Covid-19 para os grupos prioritários. Idosos a partir de 60 anos, trabalhadores e trabalhadoras da saúde e do sistema priosional, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas que vivem em abrigos entre outros.

O secretário-executivo em Vigilância e Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Antônio Lima Neto, conhecido como Tanta, explica que as doses de reforço se fazem necessárias por conta da mutação que os vírus possuem. E é exatamente por isso que há a necessidade de se vacinar sempre quando as campanhas de vacinação estiverem em exercício.

“Existem alguns germes, e a maioria desses germes são vírus, que eles não conferem o imunidade para sempre. Estamos diante de vírus respiratórios que mudam, mutam. Por essa razão, a gente tem que atualizar a vacina. São vacinas novas. Tanto a da influenza quanto a bivalente (Covid-19). São vacinas que vão tentar proteger você, suas crianças, contra os vírus mais circulantes neste momento. Em particular as cepas da influenza e da Covid-19”, afirmou o Tanta.

As vacinas são fundamentais para a proteção individual e coletiva e são eficazes no plano de enfrentamento a doenças imunopreveníveis e seus agravos ao longo da História, eliminando ou reduzindo os riscos de adoecimento que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

Com informações do Governo do Ceará

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder