combate ao crime
Governo do Ceará reforça segurança pública e entrega mais de 7,3 mil equipamentos à Polícia Civil
Por Marlyana Lima - Em 12/01/2026 às 4:41 PM

Governador Elmano de Freitas fez a entrega de novos equipamentos para o setor de Segurança – Fotos: Tiago Stille e Carlos Gibaja – Casa Civil
Em uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da segurança pública no Ceará, o Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (12), a entrega de mais de 7,3 mil equipamentos à Polícia Civil do Ceará (PCCE). A solenidade, sediada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, simbolizou mais um passo na consolidação do programa Ceará Contra o Crime, reunindo autoridades e lideranças das forças de segurança, entre elas o governador Elmano de Freitas e o delegado-geral Márcio Gutiérrez.
Com investimento superior a R$ 3 milhões, proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), a entrega incluiu uniformes, coletes balísticos, jaquetas, algemas, capas de chuva e materiais destinados às equipes especiais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). A medida, segundo o governador, reforça a política de modernização contínua das instituições de segurança.

Evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, acompanhado do delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, além dos comandantes e dirigentes das forças de segurança do Estado
“É um momento importante para que possamos, assim, ir garantindo o fortalecimento das instituições e intensificar o trabalho para alcançarmos índices ainda melhores de redução da violência no estado do Ceará”, afirmou Elmano de Freitas, destacando que os novos recursos têm como foco melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência das ações policiais.
Além dos itens de proteção, o evento marcou a entrega de drones de última geração, equipados com câmeras térmicas e autonomia de voo de quase uma hora. Os equipamentos serão destinados à Draco e aos setores de inteligência da PCCE, ampliando a capacidade de investigação, localização de foragidos e apoio a operações complexas.
O delegado-geral Márcio Gutiérrez reforçou a importância da modernização tecnológica. “São equipamentos que vão trazer mais segurança e proteção para os nossos policiais, como coletes apropriados para o enfrentamento mais duro e direto contra criminosos fortemente armados”, declarou.
Os avanços integram um conjunto mais amplo de medidas adotadas desde 2023. Nesse período, o número total de itens entregues pelo Governo do Ceará às forças de segurança saltou de 34 mil para 42.472 equipamentos. Paralelamente, houve reforço do efetivo, com mais de 3 mil profissionais nomeados e formados, além de 2.124 vagas abertas em concursos públicos, ampliando a capacidade de resposta das corporações.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























