Balanço de 2025

Governo do Ceará sinaliza prioridade no combate a falhas e fraudes na gestão com auditorias ampliadas da CGE

Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/01/2026 às 5:28 PM

Cgeceara

Governança e transparência foram apresentadas como pilares no ano passado. Foto: Ascom CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentou nesta segunda (19) o balanço de 2025, destacando avanços na Auditoria Interna Governamental, voltada ao aperfeiçoamento dos processos dos órgãos estaduais e à melhoria da qualidade dos serviços públicos. De acordo com a Controladoria, o balanço reflete o compromisso do Estado com a transparência, a governança e a modernização da gestão pública.

Atividades destacadas

Entre as ações, o órgão auditou os processos de Acompanhamento e Prestação de Contas de Projetos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), para garantir “qualidade, responsabilidade e uso racional dos recursos públicos”, além dos Exames de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), assegurando “segurança viária, integridade, transparência e credibilidade” do sistema de habilitação.

A CGE também ampliou a adoção da gestão de riscos, oferecendo consultorias às secretarias do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, dos Recursos Hídricos, à Casa Civil do Governo do Estado e à Superintendência de Obras Públicas (SOP-CE). O órgão promoveu ainda capacitações e disponibilizou guias técnicos sobre conformidade contábil, gestão de contratos terceirizados e implementação da gestão de riscos.

No campo dos financiamentos externos, a Controladoria realizou auditorias de regularidade no Projeto São José III, executado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) no âmbito de financiamentos do Banco Mundial. A CGE também participou da elaboração do Termo de Ajustamento de Gestão voltado à padronização de procedimentos na administração de imóveis públicos estaduais.

A Auditoria Interna ganhou projeção nacional com a participação de auditores em validações externas do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), representando o Conselho Nacional de Controle Interno (CNCI). A Rede de Auditoria Interna do Poder Executivo Estadual também foi fortalecida com encontros sobre melhores práticas, cibersegurança e monitoramento de recomendações.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder