Conclusão até 2030
Governo do DF viabiliza retomada de obra do TRF1 após 20 anos
Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/02/2026 às 12:16 AM

Ibaneis Rocha assinou ordem na terça, 3, ao lado de outras autoridades. Fotos: TRF1 e Agência Brasília
As obras da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, serão retomadas após quase duas décadas de paralisações. O reinício foi autorizado na terça-feira (3), com a assinatura da ordem de serviço pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e pelo presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira.
Durante a solenidade, o governador Ibaneis – que tem trajetória de 32 anos na advocacia voltada à Justiça Federal – afirmou ser “um inveterado apaixonado pelo TRF da 1ª Região” e confiar que a empresa Novacap entregará a obra dentro do prazo. Segundo ele, a nova sede terá estrutura moderna para atender à população e ao grande volume de processos. “Essa nova sede é fundamental para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados”.
O desembargador João Batista Moreira reconheceu o apoio institucional de diferentes autoridades para a retomada e informou que será analisada pelo Conselho de Administração do Tribunal a proposta de dar à nova sede o nome da ministra Assusete Magalhães, falecida em dezembro de 2025. “A iniciativa do senhor corregedor nacional de Justiça, além de seu significado próprio, a merecida homenagem à saudosa ministra Assusete Magalhães, pode ser interpretada como o apoio de sua excelência à continuação das obras deste edifício”, declarou o presidente do TRF1.
Detalhes
A construção, iniciada em 2006, é baseada em projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e enfrentou sucessivos entraves contratuais ao longo dos anos. A retomada ocorre após parceria firmada entre o TRF1, o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Governo do Distrito Federal, que definiu a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) como responsável por atualizar os projetos, conduzir a licitação e acompanhar a execução da obra.
De acordo com o Tribunal, a nova sede terá 165 mil metros quadrados, distribuídos em quatro blocos e três subsolos, e vai concentrar unidades administrativas e jurisdicionais atualmente espalhadas por diferentes pontos da capital. A execução ficará a cargo de consórcio formado pelas empresas Dan Hebert Engenharia S/A e JL Construções Civis S/A, com acompanhamento da Novacap. A previsão é de que a obra seja concluída em 2030.
- Assinatura da ordem de serviço da nova sede do TRF1
- Obra do novo prédio do TRF1
- Obra do novo prédio do TRF1
Mais notícias
Debate Parlamentar

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)































