telefonia móvel

Governo do RJ inicia licitação para locação de bloqueadores de sinal em presídios

Por Oceli Lopes - Em 19/03/2025 às 4:11 AM

Cláudio Castro Fotos Rogerio Santana Gov Rj

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Foto: Rogerio Santana/Gov.RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), dará início, dia 24, a licitação para locação por 36 meses de bloqueadores de sinais de telecomunicação que serão instalados em unidades prisionais.

Com a modalidade de pregão eletrônico e critério de menor preço por lote, o edital foi publicado no Diário Oficial dia 6 de março e vai contar com um investimento de até R$ 464 milhões, podendo ter uma economia de 20% a 30% ao final da licitação.

A medida busca bloquear a comunicação entre líderes criminosos presos nas unidades prisionais do estado e membros de suas facções que estão nas ruas, bem como impedir práticas como golpes digitais de falso sequestro e extorsão, reduzindo a coordenação de crimes a partir do interior das prisões.

Os bloqueadores adquiridos estarão equipados com a tecnologia Jamers – capaz de bloquear sinais de telefonia móvel (GSM, TDMA, FDMA, GPRS, GPS, 3G, 4G e 5G), redes Wi-Fi e sobrevoo de drones.

Com um contrato de 36 meses, podendo haver prorrogação, respeitando-se o limite estabelecido por lei, as empresas vencedoras do certame serão responsáveis pela prestação de serviço de instalação, testes, assistência técnica e atualizações tecnológicas, para bloqueio de telefonia móvel, e capacitação dos servidores da Seap.

Fonte: Gov.RJ.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder