Recurso extra
Governo federal propõe crédito de R$ 3 milhões para Companhia Docas do Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/09/2025 às 2:03 AM

Governo pediu crédito suplementar para Companhia Docas do Ceará. Foto: Companhia Docas do Ceará/Agência Câmara
O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei (PLN 18/25) que abre crédito suplementar de R$ 3 milhões no Orçamento de Investimentos de 2025 para a Companhia Docas do Ceará (CDC).
Segundo a proposta, os recursos virão do cancelamento de outras dotações e serão destinados à compra de equipamentos e à realização de estudos náuticos de manobrabilidade e navegabilidade, etapa necessária para que o porto possa receber navios porta-contêiner.
“Houve ajuste na priorização dos projetos da companhia e as ações que sofrerão cancelamento terão as suas execuções postergadas para 2026”, afirma a mensagem do Executivo que acompanha o projeto.
O PLN será analisado inicialmente pela Comissão Mista de Orçamento, responsável por avaliar propostas orçamentárias, e depois seguirá para votação no Plenário do Congresso Nacional.
Docas do Ceará
A CDC é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. Sua missão é administrar e explorar comercialmente o Porto de Fortaleza, também conhecido como Porto do Mucuripe, atuando como Autoridade Portuária.
Dirigida por um órgão colegiado, com quatro diretorias, a companhia trabalha para que o Porto de Fortaleza se consolide como um fator estratégico de desenvolvimento do Ceará, valorizando a economia local, a sustentabilidade, a indústria e o comércio, além de contribuir para a geração de trabalho e renda no estado e em todo o Nordeste.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























