Descentralização da Saúde

Governo vai construir hospital regional em Crateús, Iguatu e Baturité

Por Oceli Lopes - Em 24/03/2025 às 5:30 AM

Huc Hospital Universitário Do Ceará Foto Ricardo Stuckert Pr

Hospital Universitário do Ceará – HUC, em Fortaleza, inaugurado dia 19/03. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os municípios de Crateús, Iguatu e Baturité serão os próximos a ganhar hospitais regionais. A informação é da secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste. Hoje a rede de atendimento hospitalar do Governo do Estado é formada de 14 hospitais: 10 em Fortaleza e 4 no Interior: Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim e Limoeiro do Norte.

O que está com o processo de construção mais adiantado é o Hospital Regional dos Sertões de Crateús. A Ordem de Serviço da obra foi assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT) em outubro do ano passado.

Segundo a secretária Tânia Mara, o equipamento está planejado para 280 leitos com atendimento de maternidade, emergência e clínico e ofertar serviços nas áreas de traumatológico, pediátrico, cirúrgico, obstétrico e neonatal. O investimento previsto é de mais de R$ 40 milhões. O Hospital Regional em Crateús vai beneficiar quase 300 mil pessoas de 11 municípios da região.

Centro-Sul

Outro cuja Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Elmano, em setembro de 2024, é o Hospital Regional do Centro-Sul e Vale do Salgado (HRCV), em Iguatu. O perfil, segundo estudo da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), é uma unidade de média e alta complexidade com 247 leitos para atender 17 municípios da região com atendimento urgência e emergência em Traumato-ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia Geral.

O Hospital Regional do Maciço de Baturité (HRMB), em Baturité, contará com 193 leitos de internação para atendimento emergencial e eletivo, conforme resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Na unidade serão ofertados serviços de internação em clínica médica adulto, cirurgia geral adulto, clínica cirúrgica, traumatologia, clínica médica pediátrica, clínica obstétrica, bem como UTIs. Segundo a Tânia Mara, a licitação para a construção do HRMB foi lançada no Diário Oficial do Estado e a abertura das propostas de construção será em junho próximo.

Com informações do DN.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder