
Escolha ocorreu em reunião do Conselho em Brasília, em 11 de fevereiro. Foto: MPCE
O procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbet Gonçalves Santos, assumiu na última semana a presidência do Grupo Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios (GNCOVE), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A escolha ocorreu durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em Brasília.
Ao assumir o comando, o chefe do Ministério Público cearense (MPCE) afirmou que a atuação do GNCOVE será orientada pelo fortalecimento da cooperação institucional e pela construção de estratégias integradas, em nível nacional, com foco na promoção da paz social e na segurança dos estádios.
“Acredito que nosso desafio é unir esforços entre as instituições de todos os estados para assegurar que o futebol seja um espaço seguro de convivência, respeito e inclusão, onde torcedores e famílias possam vivenciar o esporte de forma plena e pacífica”, declarou o pgj do Ceará.
Bastidores
A mudança ocorre em meio ao aumento da cobrança por respostas coordenadas diante de episódios de violência associados a partidas de futebol em diferentes estados.
A presidência coloca o Ministério Público do Ceará (MPCE) em posição de articulação nacional em um tema que envolve segurança pública, organização de grandes eventos e responsabilidade dos entes federativos.
O grupo reúne integrantes dos Ministérios Públicos estaduais e da União e atua na articulação de medidas de prevenção e enfrentamento de conflitos em estádios. Entre as atribuições estão a discussão e o desenvolvimento de estratégias de prevenção da violência em arenas esportivas, além da orientação para adoção de medidas coordenadas entre os MPs do País.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























