Rede Interior
Hospital Regional do Centro-Sul começa a sair do papel e deve atender 17 municípios
Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/12/2025 às 5:52 PM

O governador cearense anunciou a novidade na tarde desta quinta, 4. Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil
As obras do novo Hospital Polo Regional do Centro-Sul, em Iguatu, já estão em andamento. O equipamento, considerado pelo Governo do Ceará um passo importante para a regionalização da saúde, receberá investimento de mais de R$ 312 milhões e contará com 347 leitos, incluindo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, serão 240 leitos de internação e 107 complementares.
O governador Elmano de Freitas (PT) destacou, pelas redes sociais, o início das obras, classificando o projeto como uma “conquista histórica” para a região. “Esse é um passo importante para fortalecer a saúde da região e levar atendimento de qualidade cada vez mais perto dos cearenses. Um grande avanço que vai fazer diferença na vida de muita gente!”, afirmou.
Capacidade prevista
O equipamento oferecerá serviços em 13 especialidades, entre elas Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Neurologia, Oncologia, Cardiologia, Saúde Mental, Nefrologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Mastologia e Urologia.
Com a previsão de beneficiar mais de 453 mil pessoas, o hospital atenderá 17 municípios da macrorregião do Centro-Sul: Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Deputado Irapuã Pinheiro, Mombaça, Piquet Carneiro, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari. Segundo o governo estadual, as obras também devem gerar até 600 empregos, contribuindo para a movimentação da economia local.
- Projeto 3D Hospital Polo Regional do Centro-Sul
- Projeto 3D Hospital Polo Regional do Centro-Sul
Mais notícias
Segurança informacional






























