Pauta Prioritária

Hugo Motta anuncia votação do acordo Mercosul–UE ainda em fevereiro

Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/02/2026 às 12:10 AM

Hugomotta

Informação foi confirmada na segunda, 2, após a abertura do ano legislativo. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia deve ser levado ao Plenário da Casa na última semana de fevereiro, logo após o Carnaval.

O texto estabelece a eliminação ou redução gradual de até 90% das tarifas de importação e exportação entre os dois blocos ao longo de dez anos. Para que entre em vigor, o acordo precisa ser ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos.

“Recebemos o acordo no final da tarde (2). Acordo que o Brasil esperou por mais de 26 anos. Momento importantíssimo para nossa economia e para integração desses mercados, que passarão a ter condição de melhorar no intercâmbio comercial entre os países”, informou.

Análise em comissão

De acordo com o presidente da Câmara, a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul deve analisar o texto já na próxima semana, o que permitirá a votação em Plenário ainda em fevereiro.

“Penso que esse é o encaminhamento mais célere e eficiente para dar a uma matéria tão importante para nosso país”, defendeu.

Hugo Motta também destacou que o acordo tende a reunir apoio de todas as legendas da Casa, por se tratar de uma pauta considerada estratégica para o interesse nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder