Eleições futuras

Hugo Motta indica cearense Domingos Neto para relatar proposta de reforma política

Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/11/2025 às 4:03 PM

Img20251023111315736med

O projeto deve entrar na pauta do Congresso em breve. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O projeto de reforma política que deve entrar em pauta nas próximas semanas na Câmara Federal será relatado pelo deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), indicado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A principal proposta prevê a adoção do sistema de voto distrital misto, a partir das eleições de 2030, para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. O texto também deve ser submetido a um requerimento de urgência para acelerar sua tramitação.

Ações previstas

Pelo texto em elaboração, metade das vagas seria preenchida pelo sistema majoritário, com a eleição do candidato mais votado em cada distrito, e a outra metade por listas fechadas proporcionais, definidas pelos partidos. Domingos Neto explicou que o modelo garante proporcionalidade ao combinar votos diretos e partidários.

Segundo o deputado, o novo sistema tende a reduzir o número de candidaturas e fortalecer a relação entre eleitor e eleito. Domingos afirma, ainda, que o modelo pode incentivar inovações, como a realização de debates entre candidatos a deputado federal.

“[Essa mudança] facilita a cobrança, o acompanhamento do mandato e qualifica o debate político”, defendeu o relator.

Para Hugo Motta, “a reforma política significa um sistema mais representativo para a população”. “Os eleitores vão ter contato com seus representantes de forma mais próxima, na região onde moram, na padaria, na rua, em qualquer lugar. Vamos ainda evitar a interferência do crime organizado nas decisões do país”, enfatizou o presidente pelas redes sociais. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder