
Compra de ações
Ibaneis comemora aval do Cade à compra do Banco Master pelo BRB, que agora depende do Banco Central
Por Aflaudisio Dantas - Em 17/06/2025 às 3:30 PM

Governo do Distrito Federal é controlador do Banco BRB e vem acompanhando de perto todos os passos da negociação Foto: Renato Alves/Agência Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), celebrou nesta terça-feira (17) a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Sem impor restrições, o órgão autorizou a operação avaliada em cerca de R$ 2 bilhões. Agora, o negócio aguarda o aval final do Banco Central para ser oficialmente concluído.
“Estamos no caminho certo e agindo dentro da legalidade”, afirmou Ibaneis, ao comentar a decisão. O GDF é o controlador do BRB e tem acompanhado de perto todas as etapas do processo de aquisição. O acordo prevê que o BRB ficará com 58% do capital do Banco Master, o que inclui 100% das ações preferenciais e 49% das ordinárias. Anunciada em março, a transação virou um dos principais assuntos do mercado financeiro, movimentando o setor bancário desde então.
Antes da decisão favorável do Cade, a operação enfrentou obstáculos na Justiça. Uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) chegou a suspender a assinatura do contrato, atendendo a questionamentos do Ministério Público do DF, que alegava falta de uma lei específica para autorizar a compra. No entanto, no mês passado, o desembargador João Egmont derrubou a liminar, destacando que a negociação envolve a compra de ações, e não a aquisição de controle total da instituição, o que dispensa aprovação legislativa.
Mais notícias


RELAÇÕES COMERCIAIS
