Distrito Federal

Ibaneis Rocha contesta Trump em carta e defende índices de segurança

Por Julia Fernandes Fraga - Em 12/08/2025 às 5:30 PM

Ibaneis

Governador enviou carta a Donald Trump para rebater críticas à segurança de Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal (DF), enviou nesta terça-feira (12) uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em resposta às declarações do republicano, que mencionou Brasília como exemplo de capital violenta. Rocha esclareceu que a menção a Brasília, de forma comparativa a localidades internacionalmente reconhecidas por elevados índices de violência, “não reflete, com base em dados oficiais, tal percepção”.

No documento, o governador apresenta dados do Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicando que Brasília registrou, no ano passado, taxa de 6,9 homicídios para cada 100 mil habitantes – a terceira menor entre todas as capitais do país. “Este resultado representa um marco histórico e reflete políticas públicas assertivas”, defendeu.

Ibaneis Rocha acrescentou que promoveu reunião com governadores de diversos estados brasileiros, com o objetivo de defender a abertura do diálogo direto com o governo norte-americano. “Durante o encontro, enfatizou-se a necessidade de redução da tensão entre os dois países e de que haja atuação coordenada com o Congresso Nacional, visando minimizar prejuízos à economia nacional”, completou.

Entenda

A reação do governador do DF seguiu a declaração dada por Donald Trump, nessa segunda-feira (11), quando ele anunciou intervenção federal na segurança da capital norte-americana, Washington D. C. Trump alegou que a violência na cidade estaria fora de controle, superando a de várias capitais globais, classificadas por ele como “piores lugares do mundo”, entre as quais, Brasília.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder