Rumo à Jordânia
Israel paga a conta para tirar autoridades brasileiras de zona de guerra
Por Aflaudisio Dantas - Em 18/06/2025 às 4:43 PM

Grupo estava retido em Israel desde o dia 12 de junho, quando o atual conflito com o Irã eclodiu Foto: reprodução redes sociais
O governo de Israel financiou a retirada de um grupo de 27 autoridades brasileiras que estavam retidas em seu território desde o agravamento das tensões com o Irã. Entre os integrantes estavam secretários do Governo do Distrito Federal (GDF), que deixaram o país nesta quarta-feira (18/6).
Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os custos da operação, incluindo transporte terrestre até a Jordânia, hospedagem e passagens aéreas em voos comerciais com destino ao Brasil, foram pagos por Israel.
Embora o grupo tenha conseguido sair de uma das áreas mais afetadas pelos recentes ataques iranianos, a chegada definitiva ao Brasil ainda depende da disponibilidade de voos partindo da Jordânia. O fluxo aéreo na região segue incerto devido ao clima de instabilidade. Na segunda-feira (16), outro grupo de brasileiros, formado principalmente por prefeitos, também havia conseguido deixar a zona de conflito.
As duas comitivas estavam presas em Israel desde o dia 12 de junho, quando a ofensiva israelense contra o Irã desencadeou uma nova escalada de violência no Oriente Médio. Após o episódio, o Itamaraty reiterou que as viagens oficiais a Israel ocorreram mesmo diante de alertas emitidos desde outubro de 2023, quando começaram os conflitos na Faixa de Gaza.
Mais notícias
ALTA PERFORMANCE




























