Assunto diplomático

Itamaraty fará visita consular a Luizianne Lins e outros brasileiros detidos por Israel nesta sexta

Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/10/2025 às 12:20 AM

Ptnacamara1

Itamaraty e Congresso Nacional articulam apoio à brasileiros que iam em missão humanitária à Gaza. Fotos: Reprodução/Instagram

O Ministério das Relações Exteriores informou que está prevista para esta sexta-feira (3) a realização de uma primeira visita consular à deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e outros 14 brasileiros que integram embarcação humanitária, interceptada por Israel, que levava alimentos e medicamentos à população palestina em Gaza.

O objetivo da visita é verificar a integridade física dos cidadãos brasileiros, prestar assistência e adotar medidas de proteção.

O anúncio foi dado durante um encontro, ocorrido na manhã de quinta-feira (2), entre uma comitiva de parlamentares do Congresso Nacional e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Itamaraty.

Situação atual

Ptnacamara2

Autoridades mobilizam esforços pelo grupo

De acordo com a assessoria da deputada cearense Luizianne Lins, que participava da missão como observadora internacional, ela encontra-se incomunicável desde a abordagem militar. O último registro data de 1º de outubro (horário de Brasília) às 18h30.

No dia 17 de setembro, Luizianne havia encaminhado ao Itamaraty um ofício pedindo apoio diplomático e medidas de proteção para a delegação. Em resposta, o ministério informou que prestaria assistência consular e política em caso de captura. Já em 26 de setembro, um grupo de 37 deputados federais solicitou oficialmente apoio do governo federal à missão.

As autoridades brasileiras afirmam que seguem mobilizando ações para garantir a segurança, a integridade e o retorno da deputada Luizianne Lins e dos demais integrantes da delegação. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder