TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Izolda Cela assina memorandos com mais duas empresas para o Hub de H2V

Por Marcelo - Em 29/04/2022 às 8:05 PM

A governadora Izolda Cela e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, assinaram nesta sexta-feira (29), mais dois Memorandos de Entendimento (MoU) para a instalação de empresas que escolheram o Ceará como sede da produção de Hidrogênio Verde.

O momento foi celebrado pela chefe do Executivo estadual. “Nós desejamos que seja um projeto de sucesso, pois aqui no Ceará temos feito um trabalho concentrado e uma ação sistêmica para nos firmarmos como um Hub de Hidrogênio Verde nesse momento de transição energética mundial”, disse Izolda Cela.

Representantes do Governo do Ceará e das empresas destacam a relevância do novo Hub de H2V no Ceará        Foto: Divulgação

Empresa do grupo Comec, a Nexway vai produzir H2V com intenção de participar do pool de armazenamento de amônia, no futuro Hub de Hidrogênio Verde que será instalado no Porto do Pecém. “Estamos muito entusiasmados com a receptividade do Ceará. É um momento único e vamos de fato iniciar a construção. Não é um momento de projeto piloto e sim de executarmos um projeto de médio e grande porte”, afirmou o presidente da Nexway, Marcel Haratz.

Na ocasião, também foi assinado outro MoU com a empresa suíça Energy Vault S.A., que fornece tecnologia de armazenamento gravitacional de energia. “Nosso projeto trará uma solução inovadora pra cadeia de energias renováveis. Nós vamos armazenar energia, um elo que faltava na cadeia para suprir demandas desse setor”, disse o presidente da EV Brasil, João Fernandes.

Para o secretário da Sedet, Maia Júnior, foi um evento muito significativo, destacando a inovação que será o armazenamento gravitacional da energia produzida. “Atrair uma empresa dessas para o Ceará é muito importante para a estruturação que a gente faz nas energias renováveis”, disse o titular da Sedet.

Segundo o secretário Maia, estão prontos outros dois protocolos do segmento que devem ser agendados em breve. Além disso, estão sendo trabalhadas outras quatro empresas para compor o Hub de Hidrogênio Verde que escolheram o Ceará para seus projetos.

Também participaram da solenidade o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; o secretário executivo da Infraestrutura, Adão Linhares; o presidente do Sindienergia-CE, Luís Carlos Queiroz – representando a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); e os analistas da Sedet, Sérgio Araújo e Constantino Frate.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder