SEMINÁRIO DE DIRETORES

Izolda Cela elogia o protagonismo de gestores escolares no êxito da educação

Por Marcelo - Em 2 de junho de 2022

A governadora Izolda Cela realizou a abertura do seminário “Liderança escolar e aprendizagem: Perspectivas para a escola do presente e do futuro” reunindo nesta quinta e sexta-feiras (2 e 3), mais de 700 gestores da rede estadual de ensino, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, participou da mesa principal do evento, na manhã de hoje.

O evento é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Seduc, em parceria com o Instituto Unibanco. Os participantes discutirão sobre recomposição das aprendizagens, priorização curricular, liderança na gestão escolar e a importância da avaliação. Agir no presente para concretizar um futuro de oportunidades aos estudantes cearenses.

Izolda Cela fala durante a abertura do seminário de diretores escolares que segue até amanhã, no CEC               Foto: Divulgação

A chefe do Executivo estadual destacou a relevância do momento para qualificar a avaliação de resultados e escutar os profissionais que conduzem a força-tarefa em prol da educação pública cearense. “Me sinto participante dessa história, destacando sempre a importância da presença de vocês, que dedicam competência a esse trabalho tão nobre de transformar, pouco a pouco, as escolas do Ceará. Quando a gente fala do futuro, falamos ancorados no presente, fazendo as coisas, aqui e agora, que vão nos colocar cada vez mais nessa rota de alcançar o horizonte que nós desejamos”, enfatizou Izolda Cela.

Outro destaque da programação deste ano é a recomposição das aprendizagens que, segundo a titular da Seduc, constitui-se como ação necessária para apoiar professores e estudantes diante dos impactos da pandemia. “Especialmente este ano, vamos trabalhar a recomposição das aprendizagens e a questão do abandono (escolar). Mesmo com esforço de diretores e professores, do governo estadual com entrega de tablets e chips de internet, sabemos da importância da integração e da construção na escola. Agora, precisamos recompor o que não foi aprendido no momento certo”, afirmou Eliana Estrela.

Para continuar avançando na educação, o Governo do Ceará desenvolve estratégias por meio do Ceará Educa Mais, programa com 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense, incluindo a universalização do Tempo Integral nas escolas de Ensino Médio. Atualmente, 60% da rede pública de ensino médio oferta esta modalidade de ensino. Desse total, 392 são escolas funcionando em jornada ampliada. O plano é alcançar os 100% da rede em tempo integral até 2026.

Aliado a isso, o Estado fortalece a cooperação com os municípios e o diálogo com parceiros, dentre eles o Instituto Unibanco. Essa parceria tem o Jovem de Futuro, iniciativa que apoia as redes públicas para oferecer uma educação de qualidade, possibilitando o desenvolvimento integral de todos os estudantes, com equidade, num processo de transformação contínuo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection