Em Brasília

Jantar da União Progressista reúne lideranças políticas, de Ibaneis Rocha a Ciro Gomes

Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/08/2025 às 1:26 PM

Ibaneis3

Mesa de autoridades durante lançamento da Federação União Progressista. Fotos: Reprodução/Redes sociais

O jantar de lançamento da Federação União Progressista (UPb), formada a partir da união entre União Brasil e Progressistas (PP), ocorrido esta semana em Brasília, reuniu políticos de várias partes do país identificados com a centro-direita, dentre os quais o governador e a vice-governadora do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e Celina Leão (PP); o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT); o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

A nova federação está sendo apresentada como um movimento que busca ampliar o diálogo político, fortalecer a governabilidade e reforçar compromissos com a democracia, de olho no cenário eleitoral de 2026. 

Na ocasião, Ibaneis Rocha destacou a necessidade de “superar o ambiente de polarização política”. “Os problemas hoje são graves, são sérios e o extremismo político não permite soluções viáveis. Acredito sim que vamos sair disso, mas após as eleições de 2026, construindo depois um futuro para pacificar a nação e não viver de extremos como nós estamos vivendo hoje”, afirmou. 

O governador reeleito do DF é apontado como um dos principais nomes na disputa ao Senado em 2026, de acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas, que indicou a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) com 42,8% das intenções de voto e Rocha com 36,5%. 

Ibaneis2

Governador e vice do Distrito Federal estiveram presentes. 

Participação de Ciro Gomes

Tido como possível candidato ao governo do Ceará em 2026 ou para formar chapa presidencial com Tarcísio de Freitas, Ciro Gomes, que discursou no evento, tem buscado consolidar novas alianças políticas.

“Participei de um ato político que tem potencial forte de ajudar o Brasil a mudar os trágicos rumos em que estamos. Nasceu um grande partido de centro-direita, comprometido em seus documentos com a democracia”, declarou ele. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder