Estratégia Integrada

Jerônimo Rodrigues anuncia medidas para consolidar modelo de segurança com inclusão na Bahia

Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/11/2025 às 12:15 AM

Jerobahia1

Governo baiano anunciou pacote nessa terça-feira, 4. Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Governo da Bahia lançou, nesta terça-feira (4), um novo pacote de medidas para fortalecer a segurança pública no estado. As ações, apresentadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), incluem ampliação do efetivo policial, modernização de estruturas, investimentos em tecnologia e programas voltados à cultura de paz. Desde 2023, o Estado já investiu mais de R$ 1 bilhão no setor.

“Estamos seguindo com seriedade e compromisso para garantir mais segurança à população. Esses investimentos fortalecem o trabalho das polícias, melhoram as condições de quem atua na linha de frente e ampliam nossa capacidade de prevenção e resposta. Segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou Jerônimo durante o anúncio.

O governador defendeu, ainda, uma atuação equilibrada das forças de segurança, pois “o Estado não pode ser um Estado matador. O Estado tem que mediar”.

Também nesta terça-feira, o governo baiano realizou a Operação Freedom, a qual prendeu 35 suspeitos de integrar o Comando Vermelho (CV) e resultou na morte de um homem não identificado.

Ações de combate

Entre as iniciativas estão concursos com 750 vagas para a Polícia Civil; convocações de 85 oficiais da Polícia Militar; 41 do Corpo de Bombeiros e 153 policiais penais. 

Há também a entrada de dois mil novos policiais militares até o fim do ano e o chamamento de 600 reservistas. Além da entrega de 500 novas viaturas, a construção de 66 unidades operacionais e a ampliação de 1.756 vagas no sistema prisional.

Desde o início da reestruturação, o Estado incorporou mais de 7.300 novos agentes, entregou 6.300 viaturas e expandiu o sistema de reconhecimento facial, que já auxiliou em mais de 3.700 prisões em 2025.

As medidas anunciadas contemplam ainda o Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, o novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM e a sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Ações preventivas

O programa Bahia Pela Paz será ampliado, com 149 escolas abertas para esporte e cultura nos fins de semana e 24 novos coletivos culturais até 2026.

O Corra pro Abraço chegará a Ilhéus, Itabuna e Alagoinhas, e Salvador ganhará novas unidades sociais, como a Casa da Mulher Brasileira.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, diz que o conjunto total das ações “reforçam a integração entre as forças e consolidam um novo patamar de eficiência”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder