Com a assinatura do Ato Conjunto pelos quatro presidentes de tribunais, o Ceará se torna o primeiro estado brasileiro a formalizar a criação do comitê local de forma integrada, alinhando-se às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e consolidando o compromisso do Judiciário cearense com a inclusão social e a defesa dos direitos fundamentais.
justiça social
Judiciário cearense institui Comitê para garantir direitos à população em situação vulnerabilidade social
Por Aflaudisio Dantas - Em 26/06/2025 às 3:47 PM

Mais de 40 instituições públicas se comprometeram com a iniciativa Foto: Alex Costa/TJ-CE
Em um passo significativo para a promoção dos direitos humanos e da justiça social, o Poder Judiciário do Ceará instituiu, nesta quarta-feira (25), o Comitê Local PopRuaJud- Ceará. A iniciativa busca garantir o acesso à justiça e a serviços essenciais à população em situação de vulnerabilidade social e habitacional, por meio de ações integradas entre diferentes esferas do Judiciário, do poder público e da sociedade civil.
A solenidade, realizada na Escola Judicial da Justiça do Trabalho do Ceará (Ejud-7), marcou a assinatura de um Ato Conjunto pelos presidentes dos quatro tribunais com sede no Estado: Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE). O evento contou com a presença de mais de 40 instituições, entre representantes do Ministério Público, defensorias públicas, universidades, secretarias de Estado e municípios, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Para desembargador Antônio Parente, iniciativa vai promover melhoria de vida para a população mais vulnerável Foto: banco da imagens portal IN
Um dos articuladores da criação do comitê, o desembargador Antônio Parente, ouvidor do TRT-CE e representante do PopRuaJud no tribunal, destacou a importância da ação conjunta e da mobilização institucional. “O Poder Judiciário cearense deu um passo fundamental para garantir mais direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade, com a instituição do Comitê PopRuaJud”, afirmou.
Segundo o magistrado, o comitê será um espaço de atuação integrada para enfrentar um problema que exige respostas amplas e coordenadas. “Vai ser uma ponte entre os que são invisibilizados e os que têm a missão de assegurar o direito de todos. Todos os órgãos e instituições envolvidos atuarão de forma articulada para promover políticas públicas efetivas que melhorem a vida dessa população”, complementa.
O Comitê Local PopRuaJud terá entre seus focos a ampliação do acesso à saúde, moradia, documentação civil e inclusão social, além de ações voltadas à capacitação profissional e à inserção no mercado de trabalho. “Queremos contribuir também com a implementação de programas como o Minha Casa Minha Vida, que prevê a destinação de unidades habitacionais para essa população. É preciso pensar em moradia, saúde, qualificação e trabalho — em soluções reais e estruturadas”, acrescentou o desembargador.
A presidente do TRT-7, desembargadora Fernanda Uchoa, reforçou a dimensão transformadora da iniciativa. “Mais do que um ato administrativo, é um marco civilizatório. O PopRuaJud será um instrumento de respeito à dignidade humana”, declarou.
Mais notícias
estratégia de expansão
Cimed amplia atuação no mercado de higiene pessoal com aquisição da Ice Fresh
termos da plataforma
Meta afirma ao Cade que uso de chatbots de IA no WhatsApp Business foge ao objetivo da ferramenta
consumidor
Bancos reforçam regras e proíbem venda casada de seguros em crédito consignado

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























