Na Câmara de Fortaleza
Jurista Saulo Gonçalves Santos recebe a Medalha Boticário Ferreira em solenidade nesta quarta-feira
Por Julia Fernandes Fraga - Em 18/11/2025 às 10:59 AM

O advogado é filho do desembargador Raimundo Nonato Santos e sobrinho do ministro do STJ, Teodoro Silva Santos. Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove amanhã (19), às 18h, Sessão Solene para conceder a Medalha Boticário Ferreira ao advogado Saulo Gonçalves Santos. Realizada no Plenário Fausto Arruda, a homenagem atende a requerimento apresentado pelo vereador Cláudio Lima (Avante).
Na justificativa do pedido, o parlamentar defende que, “diante da expressiva contribuição do jurista ao Direito, à advocacia pública, à
magistratura e à formação acadêmica, o advogado Saulo Gonçalves Santos revela-se plenamente merecedor da honraria”.
Perfil
Saulo Gonçalves Santos é sócio-fundador do escritório Gonçalves Santos e atua como Procurador do Município de Caucaia. Ele possui uma sólida carreira no Direito Público e Tributário, sendo Especialista em Direito Tributário pela UNI7, mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e doutorando em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP/DF).
Além disso, é diretor Legislativo da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e professor da pós-graduação em Direito Tributário da UNIFOR; foi conselheiro do Contencioso Administrativo Tributário do Estado do Ceará (CONAT/CE) durante o biênio 2020–2022 e exerceu o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), acumulando experiência na magistratura cearense entre 2013 e 2020.
Mais alta distinção da Câmara
Instituída em 1981, a Medalha Boticário Ferreira é a mais elevada distinção outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza. A honraria é destinada a personalidades que se destacaram por suas contribuições ao desenvolvimento da capital, seja por meio de serviços relevantes prestados à sociedade, produção de conhecimento ou dedicação às causas municipalistas.
A medalha presta tributo ao farmacêutico Antônio Rodrigues Ferreira (1804–1859), conhecido como Boticário Ferreira, que foi uma figura central na história de Fortaleza. Ele ocupou os cargos de presidente da Câmara e prefeito da cidade, sendo reconhecido por sua atuação em prol do serviço público e do bem-estar coletivo.
Mais notícias
Especial natalino




























