Após indicação de Elmano,

Kamile Moreira Castro tem nome aprovado na Alece e é a nova conselheira da Arce

Por Deusdedit Neto - Em 07/03/2024 às 2:30 PM

Foto 4

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 7, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou a indicação da ex-juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Kamile Moreira Castro, para o cargo de Conselho Diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Ceará (Arce).

A indicação foi feita pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e foi admitida pelo Legislativo estadual por 29 votos favoráveis e 2 contrários. Houve também uma abstenção. Na sessão, presidida pelo deputado Fernando Santana (PT), participaram 31 parlamentares.

Um dos momentos com maior repercussão foi o voto contrário de Carmelo Neto (PL). Apesar de a votação ser secreta, o parlamentar divulgou seu posicionamento e justificou sua atitude ao voto favorável de Kamile no caso da cassação da chapa de deputados estaduais do PL Ceará.

“Não tenho nada contra a dra. Kamile, inclusive a cumprimentei aqui neste plenário e revelei meu voto — que, apesar de ser secreto, não escondo a ninguém que votei contra esta indicação”, afirmou.

Por sua vez, o líder do bloco liderado pelo PT na Casa, De Assis Diniz (PT), enalteceu o currículo da nova conselheira da Arce.

“Vossa excelência, que teve, desde o primeiro momento da faculdade, estudando Direito Processual Penal, foi analisar a Ciência Política, fazendo mestrado, fazendo doutorado, contribuiu com algo que cria marcas e, principalmente, quebra tabus, quando foi indicada para exercer o cargo de juíza titular (do TRE-CE), sendo a primeira mulher”, declarou.

Advogada e professora universitária, Kamile Castro foi a primeira mulher a ocupar a vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará na classe de juristas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder