Diálogo Político
Lançamento do SBT News em São Paulo gera encontro entre Lula, Tarcísio e Nunes
Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/12/2025 às 6:36 PM

Lula, Janja e Geraldo Alckmin sentaram-se ao lado da família Abravanel. Fotos: PR/VPR/SBT News
A cerimônia de lançamento do canal SBT News foi marcado por amplo prestígio político e institucional, reunindo autoridades de diferentes Poderes e espectros ideológicos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), foram alguns dos convidados presentes.
Realizado nos estúdios do Centro de Televisão Anhanguera, em Osasco (SP), o evento foi encerrado com uma homenagem a Silvio Santos, exibido em holograma. O fundador do SBT, que completaria 95 anos em 12 de dezembro, faleceu em 2024.
Discursos e repercussão política
Durante o lançamento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes – primeiro político a discursar – pediu apoio do governo federal para enfrentar a crise com a distribuidora de energia Enel, em meio aos apagões na cidade. Embora adversários, o tema foi tratado em conversas entre Nunes, o governador Tarcísio de Freitas e o presidente Lula, no palco e nos bastidores.
Em seu discurso, Lula destacou também o papel do jornalismo livre e não partidário. “Um jornalista existe para informar e informar com base na verdade, doa a quem doer. A imprensa só é útil se ela for livre”, afirmou. Ele aproveitou ainda para celebrar a decisão dos EUA em retirar as sanções a Alexandre de Moraes, associando-a ao aniversário do ministro, que completou 57 anos no sábado (13).
Na sequência, foi a vez de Alexandre de Moraes se manifestar. O ministro afirmou que “a verdade prevaleceu” e classificou o episódio como uma vitória da soberania nacional, da democracia e do Judiciário brasileiro. Moraes reforçou que “o combate à desinformação, ao discurso de ódio e à polarização depende de boa informação e da liberdade de imprensa”. Para ele, o lançamento do SBT News contribui para o fortalecimento da democracia.
O governador Tarcísio, por sua vez, enfatizou que “o cidadão precisa formar convicção com base em notícia crível, apurada e precisa, e o jornalismo é fundamental nesse processo”. Segundo ele, “em um momento em que o país precisa de jornalismo sério, que informe, traga informação fidedigna, ajude na formação de opinião, faça a crítica correta e contribua para o desenvolvimento do Brasil”, a chegada da nova emissora “soma muito ao cenário da comunicação”.
Compromisso editorial
O SBT News estreia oficialmente na próxima segunda-feira (15) com a proposta de atuar como um canal multiplataforma, com presença na TV aberta, TV por assinatura, streaming e ambientes digitais. Estará disponível nas operadoras Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), além do +SBT, YouTube (@sbtnews) e canais FAST em plataformas como Samsung e LG.
A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, uma das filhas de Silvio e Íris Abravanel, agradeceu a presença das autoridades e ressaltou que o canal está comprometido com um jornalismo de qualidade, responsabilidade, imparcialidade, excelência e veracidade.
- Lula, Janja e a família Abravanel
- Lula discursou no lançamento do SBT News
- Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes
- Fabio Faria, Patrícia Abravanel e Geraldo Alckmin
- Alexandre de Moraes, Ronaldo Fenômeno e Lula
- Alckmin, Fabio Faria, Patrícia e Daniela Abravanel
- Patrícia e Daniela Abravanel, Lula, Janja e Alckmin
- Alexandre de Moraes e Geraldo Alckmin
- Íris Abravanel e Lula
- Jorge Messias e Geraldo Alckmin
Mais notícias
Rio em Luto






































