Política de sustentabilidade
Leo Couto comemora redução de 95% no uso de papel na Câmara, resultado do programa CMFor360
Por Julia Fernandes Fraga - Em 17/10/2025 às 12:10 AM

Vereador Leo Couto comemorou os resultados obtidos. Fotos: Mateus Dantas/Luciano Melo
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) alcançou, em pouco mais de cinco meses, uma redução de 95% no uso de papel em processos relacionados à apresentação de iniciativas dos vereadores junto ao Departamento Legislativo. Os dados são do Núcleo de Sustentabilidade da Casa, que mensurou a economia de cerca de 10,3 toneladas de papel, o equivalente à preservação de 175 a 250 árvores por ano e à redução de 10 a 12 toneladas de CO₂ emitidas.
De acordo com os dados, a economia representa aproximadamente 2.068.200 folhas deixadas de ser impressas anualmente, resultado atribuído à implementação da plataforma CMFor360, que digitalizou os trâmites legislativos e administrativos da instituição.
Atos da gestão
O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB), comemorou a marca, ressaltando o investimento da gestão na política de sustentabilidade da Casa.
“A nossa meta é zerar o uso de papel até o fim do ano em todos os processos administrativos e legislativos da Casa, e já conseguimos até esse mês de outubro uma adesão de 95% ao sistema. Resultado que reflete uma integração dos parlamentares e das pessoas que atuam na Casa na construção de uma política sustentável atrelada à inovação”, afirmou.
Leo Couto também citou o trabalho da Coordenadoria de Informações e Dados no desenvolvimento da plataforma, que, segundo ele, colocou a Câmara de Fortaleza em evidência no processo de digitalização.
“Vale destacar que a plataforma foi testada e desenvolvida pela nossa equipe de Tecnologia da Informação. E ao alcançar essa marca, que envolve sustentabilidade e inovação, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, frisou.
CMFor360

Digitalização dos serviços é um dos pilares da atual gestão da Câmara de Fortaleza
Para o diretor do Departamento Legislativo da Câmara, Amilton Loiola, “o trabalho do Legislativo tem sido muito mais dinâmico, fácil e prático, porque a plataforma CMFor360 proporciona até melhor concentração, tanto na recepção como no cadastro das matérias”. Mas, ele acrescentou que a transição para o ambiente digital ocorreu de forma gradual, com suporte técnico às equipes durante a adaptação.
Com as mudanças, Loiola destaca a segurança e a celeridade na geração dos protocolos eletrônicos que organizam e protegem as informações, além de envolver todos que atuam na Casa na pauta da sustentabilidade. “[…] nós já reduzimos no Departamento Legislativo em torno de 85% do uso do papel. Já existia todo um cuidado antes da plataforma e ela veio para somar nessa questão”, pontuou.
Mais notícias
Registro Natalino



























