balanço

Leo Couto destaca avanços no primeiro semestre e reforça parceria com Prefeitura de Fortaleza

Por Aflaudisio Dantas - Em 26/06/2025 às 1:47 PM

Leo Couto Balanço Cmfor

Leo Couto afirma que parceria entre Executivo e Legislativo trouxe benefícios para a população Fotos: Douglas Filho

Durante um balanço das ações legislativas do primeiro semestre, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto, fez questão de destacar a importância do diálogo e da parceria institucional entre o parlamento municipal e a Prefeitura de Fortaleza. Segundo ele, essa aproximação tem gerado resultados concretos para a população, com ênfase em pautas como educação, reforma administrativa e o enfrentamento do problema do lixo na cidade.

“Esse primeiro semestre, eu acho que nós tivemos algumas ações em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. É sempre importante a gente ressaltar essa parceria que vem sendo feita com muito diálogo”, afirmou Couto. Ele destacou a polêmica em torno da taxa do lixo como um dos temas mais simbólicos do início do ano. A medida gerou discussões, mas, segundo o vereador, faz parte de um esforço maior para enfrentar um dos principais desafios da cidade: a gestão dos resíduos sólidos.

Reforma administrativa

Outra pauta relevante mencionada por Leo Couto foi a reforma administrativa aprovada pela Câmara, que, entre outras mudanças, criou novas secretarias voltadas para áreas sensíveis da administração pública. “Foram criadas algumas secretarias que são fundamentais hoje, como a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Relações Comunitárias”, apontou. Na área da educação, Couto também ressaltou o reajuste dos professores como uma conquista importante.

O líder do governo, vereador Bruno Mesquita (PSD) também comentou sobre a atuação da Câmara em relação à Fundação da Juventude de Fortaleza (FAJVOL), cujos profissionais estavam previstos para serem convocados apenas em 2026. “A gente fez uma adequação aqui, dando a possibilidade para o prefeito ainda chamar esse ano”, explicou Mesquita, prevendo novas convocações para o segundo semestre.

Além das ações legislativas, ambos os vereadores ressaltaram a atuação mais presente da Prefeitura nos bairros. “Fortaleza passou a ter um prefeito presente na cidade, um prefeito que fala a língua popular das pessoas”, disse Mesquita. Segundo ele, a cultura voltou a ocupar os bairros mais periféricos, com destaque para eventos realizados no Conjunto Ceará e no Conjunto Palmeiras, que agora integram o calendário cultural oficial da cidade.

Confira alguns momentos da sessão solene:

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder